Pesquise no A Voz

Carregando...



IBOPE MOSTRA DILMA COM 39% E SERRA COM 34% NA CORRIDA PELA PRESIDÊNCIA

31/07/2010

A candidata Dilma Rousseff (PT) lidera com cinco pontos percentuais à frente de José Serra (PSDB), segundo pesquisa Ibope de intenção de voto para presidente da República divulgada nesta sexta (30) pela TV Globo. De acordo com a pesquisa, Dilma tem 39% das intenções de voto; José Serra (PSDB), 34%; e Marina Silva (PV), 7%. (G1)
Leia Mais

Bahia terá a primeira indústria de processamento de cebola do Norte e Nordeste

O município de Sento Sé, na região do Vale do São Francisco, terá a primeira indústria de processamento de cebola do Norte e Nordeste, agregando valor à produção, criando novos postos de trabalho e gerando renda e riquezas. Com este objetivo, a Secretaria da Agricultura (Seagri) assinou, com a Cooperativa dos Produtores de Cebola de Sento Sé, convênio de cooperação técnica e financeira para a implantação da Indústria de Processamento de Cebolas, que vai produzir pasta, cebola picada e em conserva.


A unidade será construída em terreno de dois mil metros quadrados doado pela prefeitura local à cooperativa. A Seagri, que recebeu de volta, este mês, a Coordenação de Agroindústria, está dando importantes passos no processo de industrialização da região de Sento Sé e do Vale do São Francisco.

De acordo com Salles, a Bahia é o segundo maior produtor nacional de cebola, perdendo apenas para Santa Catarina. “Cerca de 80% da nossa produção se concentra em cinco municípios da região do São Francisco. Somos grandes produtores e não tínhamos uma indústria de processamento. Mas, agora, estamos mudando esta realidade, com a implantação desta indústria, que terá gerenciamento profissionalizado e vai impulsionar o desenvolvimento do município”.

“Estamos realizando um sonho”, disse o presidente da Cooperativa de Produtores, Arionaldo de Oliveira Lima. Ele destacou que Sento Sé já foi o maior produtor de cebola do estado, superado hoje pelo município de Casa Nova. “Com a implantação da indústria de processamento vamos ampliar o quadro de associados, aumentar a produção, voltando a assumir a liderança”.

O presidente da Câmara de Vereadores, Hipólito Fernando, disse que a indústria vem trazer segurança e tranquilidade aos pequenos produtores porque também vai abrir novos campos para os negócios, mais lucro e geração de emprego e renda para o município.

O secretário da Agricultura de Sento Sé, Catarino Reis, destacou que a indústria de processamento será um caminho para o escoamento da produção do município e região, além de proporcionar tranqüilidade ao produtor para intensificar a ampliar a área plantada. “Hoje, nós sofremos com o excesso de oferta, que faz o preço cair, e, muitas vezes, a produção fica na roça e se perde. Agora vamos agregar valor e fazer com que os produtores tenham mais tecnologia no plantio”.

Cultura em crescimento

A unidade industrial de processamento de cebolas vai produzir pasta de cebola com e sem sal e terá capacidade inicial para processamento de quatro toneladas por dia de cebola. Segundo o secretário, a instalação da indústria se justifica, não só porque será o primeiro empreendimento dessa natureza na região Nordeste, mas porque criará uma nova oportunidade agroindustrial no estado da Bahia, visando o desenvolvimento econômico e social da região.

O Vale do São Francisco compõe o principal pólo de produção de cebola do Norte/Nordeste, sendo Casa Nova o maior município produtor na Bahia e 2º no ranking nacional, com mais de 3,6 mil hectares plantados (34% da área de cebola do estado.

No período de baixa do lago de Sobradinho, as terras localizadas às margens do lago tornam-se áreas com características favoráveis para este cultivo, pois cada metro que o rio baixa, uma faixa de terra de um quilômetro fica disponível para o cultivo da olerácea. Nessa região, somente o município de Sento Sé possui a maior costa do Lago de Sobradinho, abrangendo algo em torno 200 quilômetros de margem, evidenciando a potencialidade de crescimento da cebolicultura. O potencial que a região apresenta justifica, segundo Eduardo Salles, a implantação de uma moderna unidade de beneficiamento de cebola para transformar a atividade de pós-colheita em fonte de geração de emprego e renda..
 
Fonte: Agecom
Leia Mais

Renda per capita explode com Lula!


Demorou cinco séculos, mas a economia brasileira está próxima de alcançar a marca de US$ 10 mil de renda per capita, segundo projeções de economistas e dados oficiais tabulados pelo iG. Com a expectativa de apresentar o maior crescimento das últimas duas décadas e meia, o Brasil deve se colocar acima da média mundial do PIB per capita – resultado da divisão entre as riquezas produzidas por um país e sua população.

Ao atingir o novo padrão de renda, uma classe média emergente começa a mudar o perfil da economia brasileira, com o setor de serviços ocupando mais espaço, em detrimento da indústria, segundo dizem economistas. Essa mudança estrutural deve acelerar o ritmo de expansão econômica, a exemplo do que aconteceu com países desenvolvidos, como Estados Unidos e Japão, décadas atrás.

Distribuição de renda



Na avaliação dos economistas consultados pelo iG, o Brasil concilia um período de crescimento econômico com melhor distribuição de renda – algo difícil de ser observado. “A expansão desta década de 2000 tem feito com que a pobreza caia e, com isso, há uma mudança no perfil da distribuição de renda”, diz Jorge Abrahão de Castro, diretor de Estudos e Políticas Sociais do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).


Estudo realizado pelo próprio Ipea mostra que, em 30 anos, a transferência de renda saltou de 8% para 20% de participação no rendimento familiar do brasileiro. “Muito se fala do Bolsa Família, mas a maior transferência que se faz no Brasil é para aposentados e pensionistas, com mais de 15% do PIB”, diz Bráulio Borges, da LCA.


Outro ponto importante destacado pelos economistas é o aumento real do salário mínimo, que ampliou o poder de compra das famílias. “É um ciclo virtuoso: a melhoria da renda dos mais pobres aumenta o consumo e isso tem um efeito multiplicador no espaço econômico, principalmente, no mercado interno”, afirma Castro.

Segundo o diretor do Ipea, para não desperdiçar a chance de dobrar a renda nos próximos dez anos, é necessária uma elevação nos gastos com investimento, para que a demanda possa ser suprida pela oferta. Além disso, possíveis choques no exterior podem afetar o bom andamento da economia brasileira.


O economista-chefe da LCA diz que, se o País mantiver o tripé meta de inflação, cambio flutuante e austeridade fiscal, dificilmente um choque externo poderá abalar de forma relevante o crescimento econômico do Brasil.


Para Bráulio Borges, no entanto, a educação é o grande gargalo do País nos próximos anos, já que a mudança do quadro de desigualdade social é uma coisa “que levaria décadas”. “As políticas de transferências evitam uma piora da situação, mas, para mudar de forma crucial, somente o investimento na qualidade da educação”, afirma.

Fonte: Conversa Afiada
Leia Mais

320 mil agricultores familiares já podem realizar operações de crédito rural na Bahia

Visando otimizar o acesso dos agricultores familiares junto às linhas de crédito rural, a Bahia intensificou suas atividades de emissão de Declarações de Aptidão (DAP), e atingiu, este ano, com o apoio da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), órgão vinculado à Secretaria da Agricultura (Seagri), mais de 55 mil declarações emitidas, totalizando 320 mil Dap`s em menos de quatro anos. A meta é atingir 400mil declarações emitidas até dezembro.

A Declaração é o instrumento que identifica o agricultor familiar como beneficiário do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), e é obrigatório para acessar créditos e programas sociais. É o passaporte que dá ao agricultor acesso aos programas sociais dos governos do estado e federal, às linhas de crédito como o Pronaf A ou B, ao programa Mais Alimentos, e dá também garantia do direito à assistência técnica e à tecnologia.

De acordo com o secretário da Agricultura, Eduardo Salles, a Bahia é o estado que possui o maior contingente de agricultores familiares no país, com um total de 665 mil famílias. “Desde a criação do Pronaf até 2008, período de 20 anos, o estado possuía apenas 193 mil DAPs, portanto esse número de 320 mil é o reflexo de que o trabalho está no caminho certo”, comentou o secretário.

A EBDA, segundo o presidente Emerson Leal, “é responsável por 80% das emissões das Dap`s e para obter o benefício, o agricultor deve dirigir-se a um dos escritórios da Empresa munido de CPF e de dados como número da área de produção, número de pessoas residentes, composição da força de trabalho e da renda, endereço completo”, disse.

Beneficiários

Além dos agricultores familiares, são também beneficiários e devem ser identificados por declarações de aptidão ao Pronaf: pescadores artesanais que se dediquem à pesca artesanal, com fins comerciais, com meios de produção próprios ou em regime de parceria com outros pescadores que se dediquem à exploração extrativista ecologicamente sustentável, silvicultores que cultivem florestas nativas ou exóticas e que promovem o manejo sustentável desses ambientes.

Também são aptos a adquirirem o documento, aquicultores que explorem área não superior a dois hectares de lâmina d'água ou ocupem até quinhentos metros cúbicos de água, quilombolas e indígenas que pratiquem atividades produtivas agrícolas e/ou não agrícolas de beneficiamento e comercialização desses produtos.

Fonte: - Assimp/EBDA
Leia Mais

ESPAÇO DIÁRIO DO LEITOR

30/07/2010

Poste aqui seus comentários fora das matérias, como também sugestões, perguntas, críticas ou elogios.


ESPAÇO DIÁRIO DO LEITOR
Leia Mais

Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco: Representantes baianos discutem desafios para nova gestão

A Câmara Consultiva Regional do Médio São Francisco, a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) e o Instituto de Gestão das Águas e Clima (Ingá) realizaram nesta quarta-feira (28) reunião com os novos integrantes do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), representantes da bancada baiana para a gestão 2010/2013. O encontro aconteceu no Auditório Paulo Jackson, na sede do Ingá, em Salvador.

Dentre os pontos discutidos, os novos representantes tiveram a oportunidade de assistir a uma apresentação sobre a importância, papel, estrutura e funcionamento do Comitê e conhecer pontos frágeis, possibilidades e desafios do CBHSF. Além disso, debateram sobre a sucessão da Diretoria Colegiada do Comitê, que acontecerá nos dias 18, 19 e 20, no estado de Minas Gerais (primeiro em Belo Horizonte e depois em São Roque de Minas, próximo à nascente do Velho Chico).


De acordo com o diretor José Augusto Tosato, da Diretoria Socioambiental Participativa do Ingá, a reunião teve um tom de equilíbrio. “Houve uma manifestação consensual sobre a necessidade de equilíbrio das forças entre os estados que compõem a Bacia Hidrográfica do São Francisco, além do fortalecimento de todos os segmentos e da Agência Única”, destacou.


A professora Ivonildes Dantas Medeiros, representante da Câmara Consultiva Regional do Médio São Francisco, diz que a expectativa para a nova gestão é de que a participação da Bahia no Comitê seja fortalecida. “O estado é importante, principalmente pelo número de Comitês de Bacias Hidrográficas que têm, pela possibilidade de ser um estado decisivo na pactuação, na integração, e eu espero que essa gestão venha comprometida com o fortalecimento dos aspectos político, administrativo e financeiro, que haja harmonia e que nós consigamos dar passos avante na gestão compartilhada”, expressou.


Edison Ribeiro, presidente do Comitê de Bacias Hidrográficas dos Rios Verde e Jacaré e representante do Poder Público, acredita na construção de uma proposta integrada para os desafios que o Rio São Francisco apresenta. “Desde que foi criado o CBHSF, a Bahia cumpriu o papel de antes da plenária de posse dos seus membros, da eleição da diretoria, reunir os membros para discutir uma proposta integrada da Bahia. Ao longo dos últimos dois ou três anos a gente não deu sequência a esse tipo de atividade. Hoje voltamos a cumprir esse papel, pois temos seis Comitês de rios afluentes, como o Verde-Jacaré, o Grande, o Corrente e outros. Uma reunião desta natureza contribui fundamentalmente para a integração dos comitês afluentes, para um posicionamento do estado, articulado com outros estados da bacia, com os três segmentos e as diversas categorias envolvidas” pontuou.


Propostas - A Bahia, através do secretário estadual do Meio Ambiente, Eugênio Spengler, concorrerá à vaga de diretoria do Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco. Diante disso, os membros baianos elaboraram algumas propostas para a próxima gestão, dentre elas a necessidade de integrar os estados da Bacia e suas ações, para que haja equilíbrio na implementação dos instrumentos de gestão nos estado.


Segundo Eugênio Spengler, além da harmonia entre estados, a Bahia ainda tem grandes desafios. “Precisamos fazer uma discussão conjunta dos condicionantes de licenças ambientais, articulando-os com as prioridades da gestão ambiental; faremos um pacto pelas águas a fim de equacionar a quantidade e qualidade da água utilizada entre os estados; temos que operacionar e aplicar a cobrança pelo uso das águas; revisar o Plano de Bacia Hidrográfica do CBHSF; integrar planos de bacias de rios afluentes com o do São Francisco; termos uma agência única como entidade delegatária tanto do CBHSF quanto dos rios afluente da Bacia, dentre outros pontos”, destacou.


Fonte: Semarh
Leia Mais

Povoado do Capão do Martin celebra sua padroeira

O povoado de Capão do Martin, próximo da Utinga, em Xiquexique estará celebrando nesse sábado missa para a sua padroeira, Nossa Senhora Santana.

O evento começa pela manhã com missa no local e realização dos batizados.

A noite a animação será feita pela banda de Olavo, o Arrasta Povão.

Esse é o terceiro ano que o povoado do Capão do Martin realiza a festa que já virou tradição na região da Utinga.
Leia Mais

Chapada recebe oficinas de Educação Patrimonial até setembro

Seis municípios da Chapada Diamantina - Palmeiras, Lençóis, Iraquara, Wagner, Morro do Chapéu e Seabra - vão contar, até setembro, com cerca de 360 residentes locais multiplicadores de Educação Patrimonial graças à realização de mais uma etapa das oficinas do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultura da Bahia (Ipac), órgão da Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA).

Outros municípios da região foram beneficiados com a ação desenvolvida pelo Ipac, desde 2007, por meio de exposições itinerantes, palestras e encontros como o Fórum Estadual de Patrimônio Material, realizado em Lençóis, em 2008, com a participação de 210 prefeitos. Também foram desenvolvidas outras ações em parcerias entre a Universidade Federal da Bahia, prefeituras locais e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) para Pesquisa e Manejo dos Sítios de Arte Rupestre.


“Promovemos ainda vistorias e orientações técnicas em imóveis e monumentos de importância arquitetônica e histórica para municípios da região, além da coordenação das obras do Programa Monumenta, em Lençóis, que já investiu aproximadamente R$ 8 milhões somente nessa cidade”, diz o diretor do Ipac, Frederico Mendonça.


Nesta etapa do Projeto de Educação Patrimonial do Ipac são promovidas atividades de mobilização e sensibilização, identificação de bens culturais importantes para as comunidades, além de oficinas de conservação de objetos, papéis e documentos. Complementam a programação, as oficinas de bens edificados, documentação fotográfica, montagem e exposição de objetos, documentos, depoimentos, documentários e iconografia sobre a história de cada cidade. Todas as oficinas têm 20 horas de duração.


“Começamos com a temática Guardados e Achados - Memória do Lugar buscando valorizar os bens culturais de cada localidade”, explica a coordenadora do projeto, Ednalva Queiroz. Podem se inscrever, professores, estudantes, lideranças comunitárias e religiosas, artistas e artesãos, gestores, proprietários de bens culturais, colecionadores e guias turísticos, entre outros interessados.


As oficinas contam com a participação do arqueólogo e professor da Ufba, Alvandyr Dantas Bezerra, coordenador técnico do Circuito Arqueológico da Chapada Diamantina. “É importante que os residentes no entorno de sítios arqueológicos, lideranças e representações de quilombolas, dos aldeamentos indígenas e outras minorias, também se inscrevam, como forma de legitimar ações públicas de proteção aos bens culturais”, enfatiza Ednalva. As atividades propõem envolvimento das comunidades na conservação dos patrimônios culturais, releitura da história local e fortalecimento da identidade cultural.


Especificamente com os municípios dessa etapa, o trabalho é feito sobre o Circuito Arqueológico da Chapada Diamantina, que é uma ação de parceria entre Ipac, Ufba e secretarias estaduais, envolvendo formadores de opinião, transmitindo informações básicas sobre patrimônio e a importância da preservação”.


Para se inscrever nas oficinas os interessados devem procurar a prefeitura local e buscar mais informações pelos telefones (71) 3116-6737 e 9625-1409 ou pelo e-mail cepa.ipac@ipac.ba.gov.br.


Agecom
Leia Mais

Aumento da renda muda perfil do eleitor brasileiro

Com a saída de 9,5 milhões de pessoas da indigência e de 18,4 milhões da pobreza entre 2004 e 2008, segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), os candidatos brasileiros se deparam este ano com um novo perfil eleitoral no país. Na avaliação de especialistas ouvidos pela Agência Brasil, esses eleitores terão preocupações diferentes na hora de votar.

Para o cientista político da Universidade de Brasília, David Fleischer, quem antes trocava o voto por um prato de comida nas eleições, poderá agora demonstrar preocupações menos imediatistas. “Essas pessoas que tiveram uma ascensão social estarão mais preocupadas em preservar algum patrimônio. Elas provavelmente mudaram o lugar de moradia, seus filhos agora estudam, e elas estarão preocupadas com essas coisas”, disse.


Na opinião de Fleischer, esses eleitores podem se tornar mais maduros no que se refere a questões como educação e saúde. Outro reflexo que pode ser sentido, segundo ele, é o de um maior conservadorismo ao analisar as propostas dos candidatos. “Esse ex-pobre tende a estar mais preocupado com questões como segurança pública e invasões de terra, e menos preocupado com os outros que continuam pobres”, avalia o cientista político.


O economista e pesquisador do Centro de Estudos Sociais da Fundação Getulio Vargas (FGV), Marcelo Nery, concorda que a chamada “nova classe C” irá imprimir mudanças no perfil dos eleitores no pleito de outubro. Segundo ele, os cidadãos que se enquadram nessa categoria já somam aproximadamente 50% da população e poderiam escolher sozinhos as eleições se votassem num único candidato.


“É uma classe poderosa, mas não é homogênea”, ressalva o economista. Nery concorda que esses eleitores devem “cobrar mais caro” por seus votos agora e tendem a ser menos vulneráveis à manipulação eleitoral. “Quando as pessoas saem da condição de miserabilidade, mudam o horizonte delas”, afirmou.


Esses resultados, de acordo com o economista, não são fruto apenas do aumento direto da renda – segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a renda média do trabalhador brasileiro subiu de R$ 1.694, em 2001, para R$ 1.808, em 2007. O crescimento constante da escolaridade – que começou há mais tempo, segundo ele – tem influência mais significativa na consciência eleitoral.


“O brasileiro fez o seu dever de casa e pôs o filho na escola. Se você olhar e ver que coisas mais estruturantes como a educação estão crescendo junto com a renda, isso permite vislumbrar no futuro um nível maior de consciência e, no presente, um número menor de oportunismo”, explicou.


O pesquisador da FGV disse ainda que o processo de amadurecimento é natural quando se atinge um período longo de democracia, como está acontecendo agora com o Brasil. “Como democracia é uma coisa que se pratica, vamos começar a ver o resultado disso”, afirmou Nery.


Mariana Jungmann – Agência Brasil
Leia Mais

Aguada Nova vai celebrar seu padroeiro.

Celebração terá shows, missa e procissão


A comunidade do povoado de Aguada Nova, no município de Lapão, se prepara para a realização dos festejos em comemoração a Bom Jesus, entre os dias 6 e 8 de agosto.


Diversas apresentações musicais e artísticas vão agitar a população durantes os três dias de festa.


O ponto alto será no dia 6, com a celebração de Missa Solene e Procissão, envolvendo um grande número de fiéis, autoridades eclesiásticas e políticas. O evento ocorrerá na Praça de Eventos de Aguada Nova.
Leia Mais

Exigências para concessão de carteira de pescador serão avaliadas por grupo de trabalho

Atendendo a uma reivindicação dos pescadores artesanais de todo o país, o ministro da Pesca e Aquicultura, Altemir Gregolin, suspendeu até abril do próximo ano as novas exigências para concessão de carteira de pescador introduzidas pela Instrução Normativa nº 6, deste ano. A emissão de carteira probatória; comprovação de contribuição previdenciária e apresentação de notas de venda para renovação das carteiras definitivas serão reavaliadas.


Os representantes de oito entidades de pescadores artesanais e membros do Conselho Nacional de Aquicultura e Pesca (Conape) formarão o grupo de trabalho que deverá fazer uma avaliação das exigências para concessão das carteiras de pescador. O grupo terá até abril do próximo ano para analisar e apresentar uma proposta sobre os pontos que serão debatidos.

Gregolin destacou durante o encontro com os representantes dos pescadores que as discussões no âmbito do Conape darão mais representatividade às decisões que deverão ser tomadas. Ficou acertado no encontro que todas as mudanças envolvendo os três pontos deverão ser por consenso dos membros do grupo de trabalho. A primeira reunião do grupo foi marcada para novembro, quando deverão ser debatidas as primeiras sugestões.

A criação da carteira probatória, concedida antes da obtenção da carteira definitiva, será rediscutida pelos pescadores artesanais para que o período seja contado no tempo de serviço para aposentadoria. O Ministério irá reavaliar ainda a exigência da emissão de nota de venda devido às dificuldades dessa comprovação por parte dos pescadores. E, como os pescadores são beneficiários da Previdência no regime de benefício especial, a comprovação da contribuição previdenciária também será motivo de reavaliação. O resultado dos debates serão transformadas em uma nova Instrução Normativa que deverá entrar em vigor em 2011.
 
Fonte: Ministério de Aquicultura e Pesca
Leia Mais

TV é a principal fonte de informação dos eleitores

29/07/2010

A televisão é o principal meio de comunicação utilizado pelos eleitores brasileiros para se informar sobre os candidatos que disputam as eleições neste ano. Segundo o Datafolha, 65% dos entrevistados afirmam que a TV é a mídia preferida para obter informações. Os jornais aparecem em segundo lugar, com 12% de preferência, e a internet e o rádio vêm em terceiro, com 7% cada um. Conversas com amigos ou familiares são apontadas por 6%. (Folha)


Política Livre.
Leia Mais

ELEITORES PREFEREM OS MAIS BONITOS

Um estudo feito por cientistas políticos do Instituto Massachusetts de Tecnologia (MIT) revela que a boa aparência aumenta as chances de um candidato em eleições. Os pesquisadores pediram a eleitores dos Estados Unidos e Índia que olhassem fotos de 122 pares de candidatos do Brasil e México, e escolhessem quais deles seriam os melhores ocupantes de cargos públicos eleitos. Sem levar em conta a geografia e as filiações políticas, a maioria dos consultados optou pelo mesmo postulante. "Isso sugere que os eleitores talvez sejam mais superficiais do que gostaríamos que fossem, e que sua superficialidade é algo comum em muitas culturas", disse o professor associado do MIT e co-autor do estudo Gabriel Lenz. Com base no estudo, os pesquisadores puderam prever resultados eleitorais reais em 68% das eleições mexicanas e 75% das eleições brasileiras que estudaram. "Existem traços fundamentais presentes em rostos que as pessoas empregam para avaliar a competência dos candidatos e quão honestos aparentam ser", afirmou Lenz



Bahia Noticias.




Leia Mais

Campanha de prevenção e controle da dengue será intensificada na Bahia

Dez municípios baianos serão o foco da campanha de Mobilização Social na Prevenção e Controle de Dengue no Estado da Bahia. As ações estão sendo realizadas desde o inicio do ano, mas serão intensificadas a partir de outubro, quando se apresenta um maior número dos casos. A campanha foi apresentada durante o Seminário de Sensibilização para Mobilização Social na Prevenção e Controle de Dengue no Estado da Bahia, nesta quarta-feira (28), na Fundação Luis Eduardo Magalhães (Flem).


De acordo com a superintendente de Vigilância de Saúde da Sesab, Lorene Pinto, os municípios selecionados, no primeiro semestre de 2010, registraram um alto índice de infestação do mosquito e transmissão da doença na sua forma mais grave.


Os municípios são Barreiras, Feira de Santana, Ilhéus, Irecê, Itabuna, Jequié, Juazeiro, Porto Seguro, Teixeira de Freitas e Salvador. A superintendente explica que até o inicio de julho houve uma redução de 68,3% nos casos de dengue no estado, totalizando 36.267, em relação ao mesmo período do ano passado, que registrou 114.350 casos notificados.


Entre as ações desenvolvidas pela Secretaria Estadual da Saúde (Sesab), em parceria com os municípios, para evitar a proliferação do mosquito da dengue, destacam-se a aplicação de inseticida UVB (Ultra Baixo Volume) em 95 municípios, para contribuir com a interrupção da transmissão, o deslocamento do Grupo de Trabalho (GT) para algumas regiões, com a finalidade de contribuir com a reorganização das ações de controle da dengue, e a realização de videoconferências sobre diagnóstico, manejo clínico e organização da assistência ao paciente com dengue.
Leia Mais

Visão dos fatos

Sertanejo que costuma aproveitar os fins de semana para viagens diversas, um servidor da Assembleia Legislativa tem o sentimento de que a campanha para o governo do Estado no interior "só existe onde os governadores vão".


"Não tem campanha para o governo", insistiu. "Nas cidades, os deputados e os prefeitos só trabalham para os deputados".

Fonte: comentários no Por Escrito
Leia Mais

Vox Populi/Band/iG: Wagner venceria no 1º turno na Bahia

28/07/2010

Jaques Wagner (PT), candidato à reeleição ao governo da Bahia, venceria no primeiro turno se as eleições fossem hoje, segundo pesquisa Vox Populi/Band/iG. O petista tem 43% das intenções de voto na pesquisa estimulada. Ele oscilou positivamente 2 pontos percentuais em relação à última pesquisa, feita em maio. O ex-governador Paulo Souto (DEM) vem em seguida com 21% das intenções de voto. Souto caiu 11 pontos percentuais desde a pesquisa de maio, quando tinha 32% dos votos.

O ex-ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima (PMDB), está em terceiro lugar com 10% e Bassuma (PV) é o quarto com 1%. Marcos Mendes (PSOL), Prof. Carlos (PSTU) e Sandro Santa Bárbara (PCB) não pontuaram na pesquisa. Outros 19% dos eleitores estão indecisos e 6% vão votar em branco ou nulo. A pesquisa foi realizada entre os dias 17 e 20 de julho com 800 entrevistados e foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o número 19.923/10. A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais.

Na pesquisa espontânea, quando não são apresentados os nomes dos candidatos, Wagner tem 24% das intenções de votos, seguido por Paulo Souto (8%) e Geddel (4%). Governador por dois mandatos, Paulo Souto é o mais rejeitado dos candidatos: 19% dos eleitores disseram que não votariam nele de jeito nenhum. Outros 11% dizem que não votariam em Geddel, 10% em Wagner e 7% em Bassuma. (Último Segundo)
Leia Mais

Chineses querem investir em indústria de esmagamento de soja na Bahia

Salvador - Com o objetivo de instalar uma indústria de esmagamento de soja na região Oeste da Bahia, representantes do grupo chinês de industrialização e comércio de óleo alimentício de origem vegetal e industrialização de fertilizantes, Chong Qing Grain Group Corporation, se reuniram nesta terça-feira (27) com o governador da Bahia, Jaques Wagner, e com o secretário da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária, Eduardo Salles.

A previsão é de que o empreendimento comece a operar nos próximos dois anos no município de Barreiras. O investimento estimado para a implantação do projeto é US$ 300 milhões. O secretário Eduardo Salles explicou que o objetivo do grupo é a compra de soja da região oeste e a plantação do produto. “O que mais nos interessa é a verticalização da produção. Para isso, o Estado encomendou à Fundação Getulio Vargas estudos sobre a verticalização de três cadeias produtivas soja, milho e o algodão”, disse.


O grupo Chong Qing Grain Group Corporation atualmente é composto por 51 empresas com mais de vinte mil funcionários, e totaliza um ativo aproximado de R$ 1,5 bilhão.
 
Fonte: Jornal da Mídia
Leia Mais

Compra de votos: maior motivo de cassação de políticos no país

Um levantamento realizado pelo Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), no período que compreendem os anos de 2000 e 2010, aponta que cerca de 700 políticos foram cassados. O motivo: acusações de compra de votos nas eleições.


São várias as modalidades usadas pelos infratores políticos: : em Rondônia, um candidato a vereador foi preso pela Polícia Federal (PF) distribuindo pintinhos amarelinhos a eleitores de comunidade carente. Há candidatos que oferecem cédulas de real rasgadas, com a promessa de dar a outra parte se forem eleitos. Outros distribuem mesas de sinuca, dentaduras, caixas-d'água, carteiras de motorista.

Conforme a pesquisa realizada pela Universidade de Brasília (UnB), estes métodos ilegais com o intuito de ‘arrecadar’ votos não são, de fato, eficazes. O levantamento aponta que de cada dez eleitores que ‘vendem’ o voto, apenas dois colocam o número do ‘comprador’ na urna.

(Com informações de O Globo).
Leia Mais

Datafolha: Wagner tem segunda melhor nota de governadores, depois de Eduardo Campos

27/07/2010

Eduardo Campos (PSB), governador de Pernambuco e candidato à reeleição, é o governador mais bem avaliado entre os oito que tiveram sua atuação medida pelo Datafolha na semana passada. Foram ouvidos eleitores dos sete maiores colégios eleitorais e do Distrito Federal entre os dias 20 e 23.
De acordo com o instituto, Campos recebeu dos pernambucanos nota média de 7,7. Ele também tem a maior taxa de aprovação: 62% consideram seu governo ótimo ou bom, e 7% o classificam como ruim ou péssimo. O segundo colocado nesse ranking é Jaques Wagner (PT), da Bahia, que também tenta se reeleger. O petista teve nota média 6,6.


Em terceiro lugar aparece Orlando Pessuti (PMDB), governador do Paraná desde que Roberto Requião (PMDB) deixou o cargo para disputar uma vaga no Senado. Pessuti recebeu nota 6,3. O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB), candidato à reeleição, também tem nota 6,3, mas graças ao critério de desempate está em quarto no ranking.


O critério de desempate do Datafolha é o índice de popularidade, que leva em consideração a taxa de aprovação e a de reprovação. Em quinto lugar está Antonio Anastasia (PSDB), de Minas Gerais. Ex-vice de Aécio Neves (PSDB), que tenta vaga no Senado, o governador está no cargo há quatro meses e recebeu nota 6,2.


Também no cargo há quatro meses, Alberto Goldman (PSDB) assumiu o Estado de São Paulo quando José Serra (PSDB) deixou o cargo para concorrer à Presidência. A sua nota média é 5,7. Para 21% dos paulistas, a gestão Goldman é ótima ou boa, contra 7% que a consideram péssima ou ruim.


Em penúltimo lugar nesse ranking está Yeda Crusius (PSDB), do Rio Grande do Sul. Candidata à reeleição, a tucana aparece com 4,9. Yeda tem a maior taxa de rejeição: 36% dos gaúchos avaliam seu governo como péssimo ou ruim, e 25% o consideram ótimo ou bom.


O mais mal avaliado é Rogério Rosso (PMDB), governador do Distrito Federal. Há apenas três meses à frente do Executivo do DF, Rosso recebeu nota 4,8. Rosso é o governante que tem a pior taxa de aprovação: 16% de ótimo e bom contra 22% de ruim ou péssimo. (Folha)


Informação Política Livre.
Leia Mais

Mulher de Reinaldo Braga se candidata e revela luxo só da residência da família

Deu no Política Livre:

Caiu como uma bomba na Assembleia Legislativa a notícia de que a mulher do deputado estadual Reinaldo Braga (PR), Lenisse Braga, é tão candidata quanto ele a uma vaga na Casa. E pelo mesmo partido. Mas estupefactos – seria o termo mais apropriado – mesmo ficaram aqueles que tiveram acesso à sua “singela” declaração de bens.

Muito simbólico da sofisticação que ninguém imaginava que o casal compartilha na intimidade, o apanhado mostra que os Braga devem residir, aqui mesmo na Bahia, numa residência que oscila entre a modernidade da Casa Branca, dos Obama, e a suntuosidade do Palácio de Versailles, na França.


Dona Lenisse, como é mais conhecida nos meios políticos, diz, com toda a simplicidade em sua seca declaração de bens à Justiça Eleitoral, possuir um conjunto de “bachela para coroa” (sic) com 10 pares de castiçal (sic) avaliado em – pasmem todos! - R$ 110 mil. Mas a senhora Braga é muuuuuuuiiiiiiiiiiito mais que isso só.


Ela comprou – e declarou – um lustre de cristal bacará com oito braços no valor de R$ 30 mil – daquele tipo que se encontra aos montes em novelas de época da Globo. Só isso? Que nada! Na – a essa altura – mansão dos Braga é possível também se bater com 12 coroas de prata com contraste de R$ 30 mil. Isso mesmo, com contraste!


E ainda cinco pares de castiçais avaliados – valor de compra, é bom que se diga – em R$ 10 mil. Se dona Lenisse defende o acúmulo de cristais como protege a família, o deputado Reinaldo Braga está em bons lençóis, que devem ser, no mínimo, de algodão egípcio, tipo mil fios pra cima.


Na Assembleia, é conhecido o episódio em que, irritada com a demissão de um dos filhos, dona Lenisse partiu como uma leoa para cima do então presidente do Poder, Carlos Gaban (DEM), que teria rompido acordo pela manutenção do rapaz firmado com o marido. Bahêêêêa!

Tribuna da Bahia também dá destaque a candidatura de Lenisse Braga

Luxo só



A mulher do deputado estadual Reinaldo Braga (DEM) arrebentou a boca do balão ao declarar à Justiça Eleitoral possuir uma baixela com jogo de castiçais avaliados em R$ 110 mil. Agora, está todo mundo se convidando para jantar na casa do casal com o objetivo de desfrutar do luxo.
Leia Mais

Números do Datafolha para o Senado, na Bahia

A pesquisa foi feita de 20 e 23 de julho. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos

O senador Cesar Borges (PR) lidera a disputa pelo Senado na Bahia. Ele aparece com 34% da intenções de voto no estado, segundo a primeira pesquisa Datafolha realizada após a oficialização das candidaturas, encomendada pela TV Globo e pelo jornal “Folha de São Paulo”.


Lídice da Mata (PSB) aparece em segundo com 26%, enquanto Walter Pinheiro (PT) está em terceiro na disputa com 20% da intenções de voto. Brito (PTB) e Ronaldo (DEM) aparecem com 7% cada. Aleluia (DEM) tem 6%, enquanto Duarte (PV) e Sampaio (PCB) aparecem com 3% cada. Zilmar (PSOL) tem 2%. França (PSOL) e Albione (PSTU) aparecem com 1% cada.


Declararam voto branco ou nulo 30% dos entrevistados, e 60% disseram não saber quem eleger ao Senado no estado.


A pesquisa foi feita de 20 e 23 de julho. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. (G1)


Fonte: Fala Bahia
Leia Mais

Professores da rede estadual fazem paralisação

Uma paralisação dos professores da rede estadual de ensino acontece nesta terça-feira (27). A decisão pela paralisação foi tomada em assembleia realizada no dia 29 de abril. A ação acontece a partir das 9h, em frente ao Fórum Rui Barbosa, no Campo da Pólvora, em Salvador.


Os professores reivindicam o pagamento da Unidade Real de Valor (URV), que é uma reposição de vencimentos de servidores públicos. Outras paralisações estão previstas para acontecerem nos dias 25 de agosto e 30 de setembro, caso as reivindicações feitas pelos professores não sejam atendidas.
 
Fonte: Fala Bahia
Leia Mais

XIQUEXIQUE: ESTUDANTE DENUNCIA MÁS CONDIÇÕES NO POLIVALENTE

26/07/2010

No programa do JN, o JORNAL PARA TODOS da última sexta feira dia 23/07, um estudante de nome Leandro, prosaicamente denunciou a falta d’água, falta da merenda escolar, as condições de higiene dos banheiros estão a desejar, descargas sanitárias quebradas, o pessoal urina no chão, a limpeza deixa a desejar, etc...
Nas salas de aula, denuncia o estudante, que as cadeiras estão quebradas, os quadros estão em má situação. Os pátios com muito capim, pasto para jegues.
Na visão do aluno, fazem maquiagem na aparência, embelezam o supérfluo, e deixam o essencial a desejar.
Quem ouve a gravação, percebe que a denuncia do estudante é espontânea e não tem outra finalidade que não seja protestar pela melhoria da unidade escolar.
É preciso estimular este tipo de ação cidadã desse estudante, pois a sociedade e as autoridades precisam saber do que se passa por trás dos muros das escolas.
Ninguém é obrigado a viver em condições precárias, quando há verbas e recursos suficientes para manter as nossas escolas em boas condições de funcionamento e higiene. Situação precária, falta de higiene, falta de manutenção, é desconhecimento ou descaso das autoridades responsáveis.
A população em geral e a estudantil em particular, não merece isso, e deve denunciar cada vez que encontrarem situações adversas e precárias. Parabéns ao nosso estudante LEANDRO.
Leia Mais

Datafolha: 41% apostam em vitória de Dilma e 30% na de Serra

SÃO PAULO - Embora o empate da candidata petista Dilma Rousseff com o tucano José Serra, segundo uma nova pesquisa Datafolha mais eleitores apostam em uma vitória do PT sobre o PSDB do que o contrário, informa o jornal Folha de S. Paulo deste domingo.

Para 41% dos eleitores, a vencedora da disputa será Dilma, contra 30% que acreditam em uma vitória de Serra. Realizada entre os dias 20 ao 23 em todo o país, a pesquisa apontou o tucano com 37% das intenções de voto, e a petista, com 36%.

Marina Silva (PV) sai com 2% das intenções e 26% não sabem quem sairá eleito. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

O grau de convicção dos entrevistados também foi monitorado pela pesquisa. Os eleitores de Dilma se dizem mais decididos, somando 78% contra 19% que admitem mudar de candidato.

O eleitorado de Serra se declara menos convicto: 30% afirmam que podem mudar de voto, enquanto 67% dizem estar "totalmente decididos".

Informação JB Online










Leia Mais

SOUTO E GEDDEL TEM MAIS REJEIÇÃO QUE VOTO

De acordo com a pesquisa Datafolha, divulgada neste sábado (24), o ex-governador Paulo Souto (DEM), que possui 23% das intenções de voto, lidera o ranking de rejeição: 30% dos eleitores dizem não votar nele de jeito nenhum. O deputado federal Geddel Vieira Lima (PMDB), com 12% de intenções de voto, tem 20% de rejeição. O governador Jaques Wagner (PT), tem 44% de adeptos, e 16% não admitem votar no petista. Wagner amplia a liderança entre os mais ricos. Dos entrevistados com renda familiar acima de cinco salários mínimos, 58% dizem que votarão nele. Na mesma faixa, Souto aparece com 16%, e Geddel, com 7%. Na faixa abaixo dos dois salários mínimos, Wagner recua para 42%. Souto tem 24%, e Geddel, 12%. O governador também apresenta vantagem maior entre os baianos mais jovens. Ele alcança 53% no eleitorado de 16 a 24 anos de idade. Entre os jovens, Souto cai para 19%, e Geddel, para 12%.

Bahia Notícias.
Leia Mais

O que os candidatos a Governador do Estado acharam da ultima pesquisa?

25/07/2010

WAGNER COMEMORA PESQUISA DATAFOLHA, MAS QUER MAIS TRABALHO DA EQUIPE

O governador e candidato à reeleição, Jaques Wagner, comemorou neste sábado (24) o resultado da pesquisa Datafolha que o apontou com 44% das intenções de voto, o que lhe daria vitória no primeiro turno. "Essa notícia muito nos alegra porque é a 15ª pesquisa consecutiva que mostra nossa vitória no primeiro turno. Essa pesquisa é uma consolidação do meu trabalho", afirmou.



Wagner, no entanto, ressaltou que independente do resultado do levantamento, é necessário trabalhar constantemente para garantir a vitória. "O que ganha, de verdade, uma eleição é humildade, argumento e pé-na-estrada. Claro que eu faço eleição para ganhar, independente do turno. Se for no primeiro, é um acidente favorável de percurso. Mas eu quero ganhar seja até por um voto de diferença", disse.

O candidato avaliou os dados da pesquisa que apontam 13% de eleitores indecisos. "Se fizermos uma análise desse dado e distribuirmos linearmente entre os candidatos, ainda assim, consigo aumentar minha vantagem", declarou. Ele disse ainda acreditar que, com o início do horário eleitoral, seu percentual de votos cresça. "Muitos votos meus são da zona rural com o pessoal da agricultura familiar e movimento sem-terra.

SOUTO E GEDDEL DIZEM QUE O PIOR JÁ PASSOU COM PROPAGANDA DE MÃO ÚNICA

O ex-governador Paulo Souto disse agora há pouco ao BJÁ que os números divulgados pelo DataFolha neste sábado sobre as eleições na Bahia (Wagner 44%; Souto 23%; Geddel 13%; Bassuma 1% e prof Carlos 1%) não alteram em nada sua jornada política, continua confiando que haverá um segundo turno no pleito e situou que, o atual governador, "apesar da intensa propaganda do seu governo, de forma deslavada, se mantém na mesma margem de erro da pesquisa anterior do DataFolha divulgada em dezembro de 2009".


Segundo Souto, os "seis meses de ostensiva propaganda pouco alteraram a sua performance o que demonstra que os baianos querem mudar". Souto destacou, ainda, que tinha 24% e agora está com 23%, absolutamente dentro da margem de erro, o que para ele é um bom sinal porque a campanha propriamente dita só começará em igualdades de condições no próximo dia 17 de agosto.

GEDDEL

Para o ex-ministro Geddel Vieira Lima os resultados estão de bom tamanho. "Minha expectativa é essa mesma de chegar a 15% ou pouco mais quando se iniciam os programas no rádio e na televisão e teremos igualdade de condições nos debates e na exposição aos meios de comunicação de massa".

Entende o candidato do PMDB que o governador foi beneficiado com uma propaganda intensiva do seu governo na televisão, sobretudo no último semestre, mas, ainda assim, não conseguiu sair do lugar que estava há meses.

Geddel também ficou satisfeito com as declarações do presidente Lula dando conta de que já subiu em três palanques políticos, quanto mais em dois como é o caso da Bahia. "Está de bom resultado com 0 a 0" comentou o candidato do PMDB.

De acordo com Geddel, o eleitor, a partir de agora é que terá uma visão mais critica e definirá em quem vai votar. "Estou confiante e vamos ao segundo turno com certeza", finalizou.
 
Fonte: Bahia Já
Leia Mais

VEJA RELAÇÃO MUNICÍPIOS QUE MAIS PERDERAM ELEITORES NA BAHIA EM 2010

Conforme divulgação no portal do TSE, 149 (35,7 % do total do Estado) municipios baianos tiveram redução no eleitorado comparando o do pleito de 2006 com o que votará no proximo 03 de outubro, inclusive envolvendo os de cidades que são polos regionais, como Itabuna, Itapetinga, Euclides da Cunha, Jacobina,Senhor do Bonfim e Santo Amaro.

Obs: por questão de espaço, colocamos apenas alguns municípios de nossa região.


Evolução do Eleitorado 


Pesquisa por Município - Estado BA


Município         Junho 06      Julho 10         %


XIQUE-XIQUE           33.275              30.865              -7,243
BARRA                     28.808              32.397              12,458
ITAGUAÇU BAHIA        6.682                8.574              28,315
IRECÊ                      39.008              42.327                8,509
GENTIO DO OURO       8.495                7.587             -10,689


Fonte: Bahia Já
Leia Mais

Semiárido debate ações de combate à desertificação na Bahia

Usar espécies nativas da flora regional do Semiárido para alimentação de caprinos e ovinos e fazer o plantio de sementes crioulas, derivadas dos cultivos tradicionais, sem uso de agrotóxicos. São algumas das vivências apresentadas por representantes de comunidades do semiárido baiano, durante oficinas promovidas pelo Instituto de Gestão das Águas e Clima (Ingá), autarquia da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, visando à elaboração do Plano Estadual de Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca (PAE-Bahia).

Os encontros fazem parte do Programa Estadual de Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca (PAE-Bahia). Além da formulação do Plano, o evento busca socializar, discutir, consolidar e legitimar as propostas e ações positivas que são desenvolvidas pelas comunidades na região do semiárido baiano para combater ou reduzir os efeitos da seca.


A próxima oficina, também supervisionada pelo Ingá, será realizada nas próximas terça, quarta e quinta-feiras (27, 28 e 29), na cidade de Paulo Afonso, e terá como foco dos debates as experiências populares vivenciadas por representantes da comunidade local.


Com o mesmo objetivo, o Ingá já realizou encontros em Guanambi (16 a 18/06) e em Irecê (13 a 15/07). Para o encontro de Paulo Afonso estão convidados a participar diretamente, inclusive apresentando contribuições, membros da sociedade civil organizada, comunidades indígenas, do Comitê da Bacia Hidrográfica Itapicuru, do Colegiado do Território do Semiárido Nordeste II, além de representantes de órgãos municipais, estaduais e federais, dirigentes de entidades do setor produtivo, da comunidade científica e de outros segmentos regionais. No final da oficina de Paulo Afonso, os participantes deverão eleger dois representantes, um titular e suplente, para compor o comitê gestor do PAE-Bahia, como aconteceu durante os encontros de Guanambi e Irecê.


Para o agricultor Tomé Carneiro, o encontro é uma oportunidade para transformar as demandas da sociedade em políticas públicas. “Toda troca de experiência é bem vinda. Aqui o agricultor tem direito a se defender e de falar sobre o que sabe, demonstrando tudo que aprendeu durante sua vida e sobrevivência com a seca”.


Por meio de um processo participativo e de formação cidadã, as oficinas trabalham com quatro eixos temáticos: sistema de produção agrícola e sustentabilidade socioambiental; vulnerabilidade às mudanças climáticas e seus reflexos na questão das migrações populacionais e da saúde; gestão dos recursos hídricos, segurança hídrica e o acesso a água como direito humano; e revisão da política estadual de combate à desertificação na perspectiva da legislação ambiental vigente.
 
Fonte: Agecom
Leia Mais

Irecê terá unidade coletora de resíduos eletrônicos e tecnológicos.

O secretário do meio ambiente e desenvolvimento sustentável de Irecê João Gonçalves, se reuniu na manhã da última quarta-feira (21), com profissionais de serviços eletrônicos e comerciantes do segmento tecnológico, visando a celebração de parceria para destinação social e ecológica dos resíduos gerados pelo setor.


Durante o encontro o assessor técnico Carlos Ney falou do Plano Nacional de Resíduos Eletro-Eletrônicos (NREE) e fundamentou a proposta da Prefeitura de Irecê, que versa sobre ampla campanha educacional junto aos diversos setores sociais, quanto aos impactos causados pelos produtos.

O secretário disse que a partir do dia 1º de agosto a Prefeitura de Irecê iniciará a recepção dos resíduos. Como ficou acertado informalmente com os empreendedores, ele espera que seja formada uma organização social mantida pelos mesmos, compensatoriamente, a fim de oferecer treinamento a jovens estudantes do último ano do Fundamental e do primeiro ano do Ensino Médio, de modo a reciclarem computadores e destiná-los a segmentos sociais ainda excluídos do acesso à tecnologia. “Assim, formaremos uma importante rede de interesse socioambiental”, disse João Gonçalves.

Ficou marcado um novo encontro para o dia 11 de agosto, no auditório da Secretaria, para análise de estatutos e escolha dos membros da diretoria provisória. A unidade receptora funcionará em galpão alugado pela prefeitura, na estrada que liga o Mercadão à BA-052.

Fonte: ASCOM PM IRECÊ
Leia Mais

ESPAÇO DIÁRIO DO LEITOR

24/07/2010

Poste aqui seus comentários fora das matérias, como também sugestões, perguntas, críticas ou elogios.

ESPAÇO DIÁRIO DO LEITOR
Leia Mais

Datafolha: Dilma e Serra continuam empatados, com tucano 1% na frente

Na terceira semana oficial da campanha, José Serra (PSDB) e Dilma Rousseff (PT) seguem empatados na corrida presidencial. O tucano está com 37% contra 36% de Dilma, mostra o Datafolha. A pesquisa foi realizada entre os dias 20 e 23, com 10.905 entrevistas em todo o país. A margem de erro é de dois pontos, para mais ou para menos. Na última pesquisa, de 30 de junho e 1º de julho, Serra havia registrado 39%, contra 37% de Dilma. Ambos oscilaram negativamente, mas dentro da margem de erro. Marina Silva (PV) tinha 9% e agora foi a 10%. Plínio de Arruda Sampaio (PSOL) pontuou pela primeira vez nesta eleição, marcando 1%.

Zé Maria (PSTU) também tem 1%. Outros quatro candidatos de partidos pequenos que concorrem a presidente foram incluídos na pesquisa, mas não atingiram 1%. O Datafolha continua a captar uma estabilidade no número de eleitores indecisos ou que votam em branco ou nulo: 4%, o mesmo percentual do último levantamento. Os indecisos são 10%, contra 9% no levantamento anterior. Numa simulação de segundo turno, o cenário repete o de maio, com Dilma numericamente à frente de Serra, mas dentro da margem de erro: a petista tem 46% contra 45% do tucano. (Folha)


Informações Política Livre
Leia Mais

Datafolha: Wagner seria reeleito no 1° turno

Com 44% das intenções de voto, o governador da Bahia, Jaques Wagner (PT), seria reeleito no primeiro turno, se a eleição fosse hoje. Somados, os seus adversários alcançam 37%. De acordo com o Datafolha, o petista lidera a disputa com 21 pontos de vantagem sobre o segundo colocado, Paulo Souto (DEM), que tem 23%. Em terceiro lugar aparece Geddel Vieira Lima (PMDB), com 12%. Os candidatos Luiz Bassuma (PV) e Professor Carlos (PSTU) têm 1% cada um. Marcos Mendes (PSOL) e Sandro Santa Bárbara (PCB) não pontuaram.


Não opinaram 13% dos eleitores, e outros 6% disseram que votarão nulo ou em branco. Esta é a primeira eleição para o governo da Bahia após a morte do ex-senador Antonio Carlos Magalhães (1997-2007). Herdeiro do carlismo, Souto lidera o ranking de rejeição: 30% dos eleitores dizem não votar nele de jeito nenhum. Outros 20% rejeitam Geddel, e 16% não admitem votar em Wagner. Na pesquisa espontânea, em que o eleitor não vê a lista de candidatos, o governador tem vantagem ainda maior sobre os oponentes. Wagner é citado por 26% dos entrevistados. Souto tem 7%, e Geddel, 4% das menções.

O petista amplia a liderança entre os mais ricos. Dos entrevistados com renda familiar acima de cinco salários mínimos, 58% dizem que votarão nele. Na mesma faixa, Souto aparece com 16%, e Geddel, com 7%. Na faixa abaixo dos dois salários mínimos, Wagner recua para 42%. Souto tem 24%, e Geddel, 12%. O governador também apresenta vantagem maior entre os baianos mais jovens. Ele alcança 53% no eleitorado de 16 a 24 anos de idade. Entre os jovens, Souto cai para 19%, e Geddel, para 12%. (Folha)

Informações Política Livre.
Leia Mais

PF intima presidente do PF de Irecê a prestar depoimento contra Zé das Virgens

Em email ao Política Livre, o presidente do Psol de Irecê, João da Hora, informa que foi intimado pela Polícia Federal a prestar depoimento sobre denúncia formulada por ele ao Ministério Público de que o prefeito de Irecê, Zé das Virgens (PT), teria tentado comprar testemunhas num processo a que responde na Justiça Eleitoral baiana por suposta compra de votos. Da Hora anexou ao email um ofício da escrivã da PF Neusa Maria de Andrade solicitando sua presença na Polícia Federal no próximo dia 5 de agosto a fim de apresentar provas.

Informações Política Livre.
Leia Mais

Vox Populi: Dilma abre 8 pontos e lidera com 41%; Serra tem 33%

A candidata do PT à presidência da República, Dilma Rousseff, aparece na liderança da corrida presidencial com 41% das intenções de voto, contra 33% do candidato do PSDB, José Serra, segundo pesquisa Vox Populi divulgada nesta sexta-feira (23) pelo Jornal da Band . A candidata do PV ao Palácio do Planalto, Marina Silva, registra 8%. A margem de erro é de 1,8 pontos percentuais para mais ou para menos.


Segundo o levantamento, os votos brancos e nulos somam 4%, enquanto 13% dos entrevistados não souberam ou não responderam.

O Vox Populi também fez uma simulação de um segundo turno entre Dilma e Serra. Dilma aparece com 46% e Serra com 38%. Na espontânea, a petista tem 28%, o tucano, 21% e Marina, 5%. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que não pode concorrer ao Palácio do Planalto, foi citado 4% dos entrevistados.

A rejeição de Serra é de 24%, de Marina, 20% e de Dilma, 17%. Na pesquisa anterior (29/06), Dilma tinha 40%, Serra 35%, e Marina permanecia com 8%.

A pesquisa entrevistou 3000 entre os dias 17 e 20 de julho. Ela foi registrada no dia 17 de julho junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número 19920/2010.

Informações Terra.com.br
Leia Mais

Ciro declara apoio a Dilma e diz que ainda vai ser presidente

Ciro Gomes declarou seu apoio à petista Dilma Rousseff e lamentou não estar concorrendo às eleições deste ano como planejado. “Gostaria muito de ser (candidato à presidência da república). Mas mais importante que isso é o nosso País. Então estou apoiando a Dilma. Não tem vacilação. Aquela gente que no passado quase arrebenta o Brasil, a turma do Fernando Henrique, nunca mais”, afirmou Ciro em entrevista à TV Cidade, de Fortaleza, afiliada da Rede Record, na noite de quinta-feira.


O deputado federal pelo PSB no Ceará ainda disse ter sofrido uma “rasteira”, quando seu partido retirou sua candidatura à presidência da República. “A direção do meu partido deu corda na minha candidatura até a véspera, e na véspera tiraram meu tapete”, afirmou. Porém, Ciro reforçou que essa fase passou e que ainda vai conseguir seu objetivo: “Tenho saúde, tenho 52 anos e (vocês) ainda vão me ver presidente do Brasil”. (Terra)

Leia Mais

Irecê realiza vacinação contra Meningite C e Pneumonia

O município de Irecê iniciou no dia 12 de julho de 2010 a vacinação contra a Meningite C e Pneumonia, que entraram em sistema de rotina e estarão disponíveis durante todo o ano para as crianças de Irecê que se enquadram na faixa etária estabelecida, que vai de de 2 meses a menores de 4 anos no caso da vacina contra Meningite C, e de 2 meses a menores de 2 anos no caso da vacina contra Pneumonia.

O esquema vacinal é o recomendado pela Sociedade Brasileira de Pediatria e assumido pelo Programa Nacional de Imunizações do Brasil. Na Bahia, o governo do Estado resolveu adotar a vacinação contra a meningite para crianças até 04 anos.



Os pais e responsáveis deverão procurar as Unidades de Saúde da Família a qual pertencem para vacinar suas crianças, obter informações e esclarecer dúvidas sobre as mesmas, levando o cartão de vacinação da criança e o cartão da família.


Ascom / Irecê
Leia Mais

De cada 5 eleitores, 1 não foi à escola ou é analfabeto

23/07/2010

A cada cinco pessoas aptas a votar neste ano, uma é analfabeta ou nunca frequentou uma escola. São, ao todo, 27 milhões de eleitores nessa situação no cadastro do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Desses, 8 milhões são analfabetos e 19 milhões declararam saber ler e escrever, mas nunca estiveram numa sala de aula. No total, há 135,8 milhões de eleitores no país em 2010. A pior situação é no Nordeste: enquadram-se em um desses grupos 35% dos eleitores. No Sudeste, são 12%. Os dados de escolaridade do TSE são uma estimativa, já que são fornecidos pelos eleitores no momento em que eles vão tirar o título e só atualizados caso ocorra uma revisão do cadastro. O percentual de eleitores que nunca frequentaram a escola caiu de 23,5% na última eleição presidencial, em 2006, para 20,5% neste ano.


Informação Poltica Livre.
Leia Mais

Voto feminino deve decidir próximo presidente

As mulheres tem cinco milhões de votos a mais do que os homens hoje no Brasil. Elas são maioria do eleitorado há dez anos e a tendência se confirma agora, segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Em uma eleição presidencial apertada como a de 2010, essa diferença pode definir quem será o próximo presidente. Não é à toa que os principais candidatos – Marina Silva (PV), Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB)—mobilizam suas campanhas para conquistar as mulheres, um grupo tão grande quanto diverso na população brasileira. A vantagem das mulheres na quantidade de votos, porém, não torna a tarefa de se eleger presidente mais fácil. Leia mais no R7


Informação Política Livre.
Leia Mais

Após chamar política de suja, Popó recua e se candidata a deputado federal

Após chamar política de suja, Popó recua e se candidata a deputado federal. Há três anos afastado dos ringues, o ex-pugilista Acelino “Popó” Freitas, 34, é um dos 275 candidatos a deputado federal na Bahia. O tetracampeão mundial de boxe já vinha enveredando para a política –entre 2007 e 2008, foi secretário municipal de Esportes de Salvador–, mas um escândalo policial no ano passado havia feito ele recuar para as eleições de outubro. “A política é muito suja. O salário é baixo. Quando você entra, é difícil não se corromper, e não quero sujar minha imagem”, chegou a declarar no início de maio, logo após não ser incluído em um grupo de sete indiciados no assassinato do ex-presidiário Moisés Magalhães Pinheiro, morto em setembro de 2009, na capital baiana, por falta de provas. Agora, o discurso mudou: “As pessoas na rua falavam ‘você tem que ir, você é uma pessoa do bem, do povo’. Fui bombardeado por uma coisa que não fiz”. Leia mais na Folha.

Informação Política Livre.


Leia Mais

Ex-presidente da Câmara de Eunápolis tem que restituir R$ 59 mil aos cofres municipais

O Tribunal de Contas dos Municípios negou provimento ao pedido de reconsideração referente à denúncia contra o ex-presidente da Câmara Eunápolis, Vasco da Costa Queiroz, relativa ao exercício de 2007, por irregularidades nos empréstimos consignados em convênio com o Banco Matone. Por não ter apresentado novos esclarecimentos, o relator, conselheiro Fernando Vita, manteve a imputação de multa, no valor de R$ 2 mil e determinação de ressarcimento aos cofres municipais do correspondente a R$ 59.657,40. O relatório de inspeção apresentado por técnicos do TCM, que estiveram na sede do Legislativo, confirmou a existência de empréstimos consignados, no valor total de R$ 59.657,40, feitos em nome de pessoas que não integram o quadro de pessoal da câmara, além de ter sido constatado também o não recolhimento das contribuições previdenciárias ao INSS.


Leia Mais

LULA VISITA A BAHIA SEM PODER FAZER CAMPANHA

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva cumprirá agenda na Bahia nestas quinta e sexta pela primeira vez desde o início oficial da campanha eleitoral. Em Salvador, será homenageado com a Medalha 2 de Julho. Já em Feira de Santana, participará do II Encontro Nacional da Agricultura Familiar e da inauguração de um conjunto habitacional.

Tecnicamente, o governador Jaques Wagner (PT) só poderá estar com o presidente Lula na homenagem em Salvador e no evento da agricultura familiar, pois a legislação eleitoral veta a participação de candidatos em inaugurações de obras públicas.

O próprio adversário de Wagner, o candidato do PMDB ao governo Geddel Vieira Lima, ex-ministro de Integração Nacional de Lula e que mantém boas relações com o presidente, poderia aparecer nos dois eventos nos quais não haverá inauguração, mas não respondeu se irá. “Estou vendo a questão da lei eleitoral com minha assessoria, se poderei participar”, afirmou. (As informações são do A Tarde)
Leia Mais

ESPAÇO DIÁRIO DO LEITOR

22/07/2010

Poste aqui seus comentários fora das matérias, como também sugestões, perguntas, críticas ou elogios.


ESPAÇO DIÁRIO DO LEITOR
Leia Mais

Irecê: Vereador contesta cobrança partidária do PPS

Deu no Política Livre:

O vereador de Irecê Aristides Dourado (PPS), mais conhecido como “Borisco”, está processando a direção estadual da legenda por danos morais. Dourado contesta, na ação indenizatória, o pedido de protesto de títulos relativo à suposta dívida da contribuição partidária do vereador com o partido, nos valores de R$ 800,00 e R$ 900,00. O Política Livre obteve acesso aos argumentos da defesa. No documento, o escritório de advocacia Schurig, Carrilho & Rosa, responsável pelo caso, argumenta que “os partidos políticos não prestam serviços de qualquer natureza e por esse motivo não se afigura protesto”.


Esta reação contrária à cobrança de contribuição partidária não é a primeira a ser registrada no PPS baiano. Em janeiro, ocorreu um fato semelhante com o vice-prefeito Márcio Barreto, popularmente conhecido como “Careca” e a vereadora Terezinha Rosa, ambos de Tapiramutá, que também tiveram seus “nomes sujos” no Cartório do Tabelionato de Protesto de Títulos da Comarca de Mundo Novo. Os dois conseguiram uma liminar favorável suspendendo a cobrança. A informação foi passada ao Política Livre pelo ex-vice-presidente do PPS, Tiago Martins, que estava com uma procuração do vereador Borisco para representá-lo na imprensa. (Fernanda Dourado)


Leia Mais

XIQUEXIQUE TEM NOVO COMANDANTE POLICIAL



O novo comandante da PM em Xiquexique, Capitão Sátiro (foto), já assumiu seu posto desde a última sexta, quanfo foi empossado pelo Ten.Cel. PM Célio, o nosso eterno major Célio. O capitão que é natural de Senhor do Bonfim, ainda se encontra em fase de adaptação, observação e estudos.
Um grupo de cidadãos que integram o MPC-Movimento Pela Cidadania em Xiquexique, foi apresentar-lhe as boas vidas, fazer-lhe uma visita de cortesia, e colocar-se à sua disposição para ajudar no que for possível.. Na conversa amena e agradável, falou-se sobre os principais problemas que afligem a nossa cidade, a impunidade, a violência, o avanço das drogas, etc...
Nesta oportunidade queremos renovar ao novo comandante, os nossos votos de boas vindas, e acima de tudo, a esperança de que o seu trabalho transcorra dentro do estrito padrão de equanmidade e justiça, e que tenha muito sucesso.
Leia Mais

Reunião para discutir o desenvolvimento da Barra

A direção do Conselho Municipal de Desenvolvimento de Barra (CMDB / FUMAC), realizou no último dia 13, às 9h, na Câmara de Vereadores, reunião ordinária com o objetivo de discutir e deliberar os seguintes assuntos:


* Agroamigo (Pronaf B) – Programação de visitas às comunidades pelos técnicos do Banco do Nordeste.

* Renegociação de dívidas do Crédito Rural – Banco do Nordeste.

* Implantação do Projeto da Unidade de Beneficiamento Cana-de-Açúcar no Brejo da Cachoeira.

* Plano Agrícola e Pecuário 2010/2011.

* Apresentação do projetos pelo Prefeito Municipal, Atrur Silva Filho.

A Voz questiona: Por que esse tipo de reunião, envolvendo a população, não acontece em Xiquexique?
 
Fonte: Prefeitura da Barra
Leia Mais

Mutirão de Mamografias

Todas as mulheres com idade acima de 40 anos devem ir ao Posto de Saúde fazer o agendamento da melhor data para realizar a sua mamografia.

A Prefeitura Municipal da Barra, o Hospital São Rafael Ana Mariani e a Clínica Delfin Bioimagem se reuniram para promover um grande mutirão onde serão realizados os exames gratuitamente.


Para o maior conforto das pacientes, todas as mamografias serão marcadas com antecedência. Basta levar ao Posto de Saúde os seguintes documentos: identidade, CPF, cartão SUS e informar o endereço completo. As vagas são limitadas!


Os exames estão sendo realizados desde o dia 12 de julho em uma unidade móvel que foi instalada no Hospital São Rafael Ana Mariani. No momento em que for realizar a mamografia a paciente deve apresentar uma cópia da carteira de identidade.


Fazer a mamografia é essencial para a prevenção contra o Câncer de Mama. Cuide-se!
 
Fonte: Prefeitura da Barra
Leia Mais

Aniversário do município de Jussara

Do dia 30 de julho à 01 de agosto será comemorado o 48° aniversário da cidade de Jussara, na microrregião de Irecê.

As atrações esperadas são: Armandinho, Kravo e Kanela, Selva Branca, Tayrone Cigano, entre outros
Leia Mais

ESPAÇO DIÁRIO DO LEITOR

21/07/2010

Poste aqui seus comentários fora das matérias, como também sugestões, perguntas, críticas ou elogios.



 

ESPAÇO DIÁRIO DO LEITOR


Leia Mais

IRECÊ INAUGURA O CONCEITO DE “PADARIAS VERDES”

O município de Irecê, no centro-norte, é o primeiro da Bahia a ter padarias que trabalham em um sistema considerado “verde”. Os empresários do ramo que atuam na cidade se juntaram à Associação de Panificadores de Irecê e Região (Apani) e começaram a colocar em prática a fabricação ambientalmente responsável de pães com o uso de filtros e fornos a gás e lenha fornecidos pela entidade, que desenvolve projeto em parceria com o Sebrae e a prefeitura da cidade. Os padeiros que aderirem à iniciativa terão renúncia fiscal de 20%, taxas de alvarás de funcionamento, vigilância sanitária e da licença ambiental, além de diminuírem a pressão sobre a vegetação nativa, além da emissão de fumaça e fuligem na atmosfera.

Fonte: Samuel Celestino
Leia Mais

Resultados das escolas de Xiquexique no ENEM 2009

Estão liberadas para consulta pela internet as médias obtidas pelos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2009, por escola. Quase 2,6 milhões de estudantes fizeram as provas. Tiveram as médias divulgadas as unidades de ensino com mais de dez alunos.


Os resultados são calculados a partir do desempenho dos alunos concluintes. É possível verificar as médias de todas as escolas do Brasil por modalidade de ensino, com resultados apresentados para o ensino médio regular, para a educação de jovens e adultos e para as duas etapas em conjunto. São divulgadas as médias separadas das quatro áreas objetivas avaliadas no exame, a da redação, a das provas objetivas e a geral — prova objetiva mais redação.

O número de escolas de ensino médio regular com alunos que participaram do Enem aumentou de 24.253 em 2008 para 25.484 em 2009. Dentre as 27.306 escolas constantes do censo escolar de 2009 que oferecem o ensino médio regular, 93% tiveram a participação de alunos concluintes no exame. A variação mais significativa ocorreu no número de escolas que oferecem apenas a modalidade de educação de jovens e adultos — apresentaram aumento de 16% em relação a 2008.

Organizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), o Enem de 2009 foi aplicado em 5 e 6 de dezembro. Foram avaliadas as áreas de conhecimento de ciências da natureza e suas tecnologias, ciências humanas e suas tecnologias, linguagens, códigos e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias, além da redação. A divulgação das médias do exame é elemento de mobilização em favor da melhoria da qualidade do ensino. A iniciativa auxilia professores, diretores e demais dirigentes educacionais na reflexão sobre problemas e soluções no âmbito da escola, a partir da avaliação do desempenho dos alunos em cada área de conhecimento.

Em Xiquexique, as escolas tiveram o seguinte resultado:

COLEGIO MUNICIPAL SRº DO BONFIM: média prova objetiva 441,3; média total 500,72

COLEGIO ESTADUAL REINALDO TEIXEIRA BRAGA Estadual Urbana EMR e EJA: média prova objetiva 409,9 ; média total 421,36

ESCOLA CECILIA MEIRELES: média prova objetiva 515,9; média total 544,68

CENTRO EDUCACIONAL MUNICIPAL MANOEL BESSA: médias não divulgadas

COLEGIO MODELO LUIS EDUARDO MAGALHAES: média prova objetiva 448,3; média total 466,03

Fonte: Blog do Colégio Modelo
Leia Mais

Estado da Bahia vai ganhar mais 15 unidades frigoríficas de abate

A Agência de Defesa Agropecuária (Adab), autarquia da Secretaria da Agricultura do Estado (Seagri), assinou, nesta terça-feira (20), com 15 municípios baianos, termo de compromisso para construção de unidades frigoríficas de abate. Os novos abatedouros vão se somar aos 30 existentes, ampliando o combate ao abate clandestino, garantindo carne saudável e de qualidade na mesa do consumidor.


Com planta padrão desenvolvida pela Seagri, os abatedouros são modulares e terão capacidade para abater de 30 até 100 animais por dia. O projeto está sendo executado com parceria dos ministérios da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário.

A planta padrão está à disposição, gratuitamente, das prefeituras, e acessível também à iniciativa privada. O principal objetivo dessa medida inovadora, e já referenciada pelo Ministério da Agricultura, é criar micro pólos de abate, fortalecer as cadeias produtivas regionais, melhorar a qualidade da carne, combater o abate clandestino no estado, além da gerar emprego e renda para a população.

Contando com a presença da secretária da Casa Civil, Eva Chiavon, o secretário da Agricultura, Eduardo Salles, o diretor-geral da Adab, Cássio Peixoto, o corpo técnico da Adab e representante do Sebrae, uma reunião técnica foi realizada com os prefeitos dos municípios de Itanhém, Barra, Santa Rita de Cássia, Medeiros Neto, Valente, Iguaí, Araci, Itaberaba, Jaguaquara e Paramirim para a elaboração do modelo de gestão.

Os novos frigoríficos deverão ser geridos por cooperativas, com a participação de pecuaristas, das prefeituras e de marchantes, a exemplo do que já acontece com o abatedouro de Pintada. “Estamos investindo dinheiro público e queremos garantir que os frigoríficos terão perenidade”, disse o secretário. As outras unidades, com capacidade de 100 animais/dia, serão implantadas nos municípios de Bom Jesus da Lapa, Valença, Remanso, Morro do Chapéu e Itabuna.

“É preciso lembrar que governa melhor quem não governa sozinho”, ressaltou a secretária da Casa Civil, Eva Chiavon, destacando que as ações só alcançarão êxito se as prefeituras atuarem em conjunto. Para ela, a implantação dos novos frigoríficos, que faz parte do Programa de Regionalização do Abate, representa um grande avanço para a pecuária baiana.

De acordo com o secretário Eduardo Salles, os 15 municípios onde as novas unidades serão instaladas foram definidos depois de um estudo das zonas do estado que mais necessitavam do equipamento, em função das distâncias dos já existentes e do rebanho da região.

Os frigoríficos serão construídos com base numa planta padrão desenvolvida pela Adab, respeitando as exigências da Portaria 304 do Ministério da Agricultura, que regula o abate de bovinos, caprinos e ovinos, para impedir abate clandetino, e impõe normas à construção dos equipamentos e a existência de câmaras de refrigeração.

Além de ser mais barata, com custo em torno de R$ 1,2 milhão, a planta padrão contempla características peculiares como o aproveitamento das vísceras brancas e vermelhas, que, no interior do estado, é feito pelas mulheres, chamadas de fateiras. “É uma identidade cultural, e com os novos frigoríficos estamos dando oportunidades e dignidade a essas profissionais para que o produto chegue à mesa do baiano com mais qualidade”. As vísceras são utilizadas para preparação de pratos como dobradinha e sarapatel.
Leia Mais

Cerb alcança a marca de mais de 2 mil poços perfurados no estado

A Companhia de Engenharia Ambiental da Bahia (Cerb) iniciou esta semana, em Catolés, no município de Macaúbas, localizado no Polígono da Seca, o fornecimento de água potável está sendo levado pela Companhia de Engenharia Ambiental da Bahia (Cerb) para as 86 famílias que vivem na localidade e são abastecidas de forma precária.

Com esta perfuração nas localidades de Catolés, a Cerb chega à marca de dois mil poços em três anos e meio de gestão. Segundo o presidente Bento Ribeiro Filho, “a empresa está implantando políticas públicas viáveis que estão atendendo ao homem do campo e melhorando a sua qualidade de vida”. A amostra da água retirada do poço já foi analisada e está de acordo com os parâmetros estabelecidos pelo Ministério da Saúde.

Fonte: Política Livre
Leia Mais

ESPAÇO DIÁRIO DO LEITOR

20/07/2010

Espaço reservado ao leitor. Poste aqui seus comentários fora das matérias, como também sugestões, perguntas, críticas ou elogios.




ESPAÇO DIÁRIO DO LEITOR

Leia Mais

XIQUEXIQUE: ONDE VOCÊ NASCEU?

Neste início de campanha eleitoral, novamente testemunhamos o besteirol despejado por carros de som, ressaltando a importância do local de nascimento do candidato, como se isso representasse uma “qualidade” ou “diferencial” importante, para que o eleitor se decida por este ou aquele candidato.
Não cremos ser importante o lugar onde nasceu uma determinada pessoa. Não há nenhum estudo científico que prove a relação entre a naturalidade de uma pessoa e seu amor pela cidade onde nasceu.

Poderíamos citar aqui inúmeros xiquexiquenses, que não têm a menor ligação ou compromisso com a cidade, alguns deles não querem sequer que se lhes lembre que são originários daqui. Não vamos citar nomes, pois neste caso o nome do santo não interfere no “milagre”, mas muita gente sabe que estamos falando a verdade.

Por outro lado, poderíamos citar várias pessoas, que não nasceram aqui, mas vieram para cá, ainda crianças ou já adultos, aqui se estabeleceram, trabalharam, montaram seus negócios, geraram empregos, recolheram impostos, casaram-se com pessoas locais, constituíram aqui seus patrimônios, aqui criaram seus filhos, aqui atuaram e foram importantes para a cidade, muito mais que muitos nativos. Estão nessa categoria os Albuquerques, os Oliveiras, os Soares, os Sampaios, os Setúbals, os Rochas cujo o expoente maior é o querido ex-prefeito Éser Rocha. Não consta que os também benquistos e considerados ex-prefeitos João Soares, Zé Barbosa e João Durães, todos eles nascidos em municípios vizinhos, não tivessem amado a nossa cidade, e não tivessem por ela trabalhado.

Se a origem fosse importante, se os nativos de um município não pudessem se apresentar a outros municípios, não teríamos um só deputado eleito, posto que, apenas o eleitorado do nosso município não é suficiente para eleger um só deputado.
Ademais, se a tese da natividade fosse decisiva, um nativo de Salvador, não poderia ser prefeito de Xiquexique, o maranhense Sarney não poderia ser senador pelo Amapá, o mineiro Juscelino Kubitschek não poderia ter sido senador por Goiás, o gaúcho Brizola não poderia ter sido governador do Rio de Janeiro, e o carioca Wagner não poderia ser o governador da Bahia. O que estas pessoas fizeram ou fazem no desempenho de seus cargos, depende muito mais de outros fatores que da sua naturalidade.

O que um político pode fazer pelos lugares onde recebem votos, depende do seu comprometimento, do seu brio, do seu caráter, do desejo de fazer acontecer, do grupo local que o apóia, etc...Tudo isso é muito mais importante que a sua origem.
Essa desgastada tese da naturalidade, não passa, portanto, de um embuste, de uma forma de iludir o eleitor DESAVISADO, de impedi-lo de considerar outras alternativas, uma posição que é acima de tudo, anti-democrática.

SOMOS TODOS FILHOS DA PÁTRIA, EMBORA HAJAM TANTOS FILHOS DA...
Leia Mais