Pesquisar este blog




Arca das letras incentiva a leitura no meio rural da Bahia

terça-feira, 5 de junho de 2012

O programa Arca das Letras do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) desde 2003 vem incentivando o gosto pela leitura e oportunizando crianças, jovens e adultos a terem contatos com os livros. O programa atente às comunidades rurais formando lugarejos em bibliotecas, criando o fascínio e o bom gosto pelas aventuras literárias e pelas pesquisas. Na Bahia 154 municípios participam do programa.

A iniciativa do programa transforma a casa dos agentes de leitura ou alguma instalação de uso coletivo como associação comunitária, pontos de cultura, igrejas em bibliotecas. Os agentes de leituras são pessoas da própria comunidade que através de um curso são preparados para exercerem a função cultural. Cabe a eles incentivar as pessoas da comunidade à leitura e facilitar aos mesmos, as informações necessárias referentes aos livros.

O acervo inicial de cada arca conta com cerca de 200 livros, selecionados para contribuir com o trabalho, a pesquisa e o lazer das populações que vivem no campo. Os exemplares são escolhidos de acordo com a indicação e demanda das famílias atendidas. Os acervos são formados por literatura infantil, para jovens e adultos, livros didáticos, técnicos, especializados e de referência ao exercício da cidadania.

No site www.territoriosdacidadania.gov.br, há um link sobre o projeto. O portal dá as seguintes informações sobre o que se encontra do projeto: Neste canal de comunicação estão publicadas as instruções necessárias à fabricação, instalação e manutenção das bibliotecas rurais, além de informações sobre o andamento do programa Arca das Letras em cada estado, município ou comunidade atendida.

Os usuários cadastrados têm acesso a fotos e matérias jornalísticas (impressas, de TV e de rádio), listas de contatos, materiais gráficos, vídeos institucionais e muito mais. A comunidade também é uma rede de relacionamentos que aproxima aqueles que reúnem esforços para alcançar, por meio do acesso à leitura, um futuro melhor para o Brasil Rural.

A Arca das letras é um dos meios que o MDA tem para colocar em contato direto as comunidades rurais com a leitura e o desenvolvimento intelectual e cultural. O programa pode ser implantado nos municípios o acesso ao site tem as dicas e os meios como inscrever o município no programa.


UPB


0 comentários:

Postar um comentário