Pesquisar este blog




Bahia inaugura maior complexo eólico da América Latina

sábado, 7 de julho de 2012

O Complexo Eólico Alto Sertão-I, a ser inaugurado nesta segunda-feira (9), às 10h, em Caetité, sudoeste do estado, com as presenças do governador Jaques Wagner e do vice-governador e secretário de Infraestrutura, Otto Alencar, consolida a Bahia como o maior polo brasileiro em energia renovável. O projeto, avaliado em R$ 1,2 bilhão, criou cerca de 1.300 empregos diretos na fase de implantação.

O empreendimento é composto por 14 parques, que, juntos, possuem capacidade instalada de 293,6MW, formando o maior complexo eólico da América Latina. No total, foram montados 184 aerogeradores de 1,6MW e cada parque gera até 30MW.

Os 14 parques eólicos estão localizados nos municípios de Caetité, Igaporã e Guanambi. A chegada da Renova Energia à região impulsionou a economia local, tanto pelo aumento dos tributos arrecadados como pela geração de receita com a mão de obra utilizada na construção do empreendimento. A área social das três localidades também foi fortemente impactada pela atuação da empresa, que investiu R$ 9.4 milhões no Programa Catavento, iniciativa que reúne mais de 20 projetos.

Para garantir o êxito do empreendimento, a Secretaria Estadual de Infraestrutura (Seinfra), através do Departamento de Infraestrutura de Transporte da Bahia (Derba), pavimentou 68 quilômetros de vias de acesso ao complexo.

Secom

1 comentários:

Anônimo disse...

Mas gerar energia que é bom, nada! O complexo ainda não está ligado a rede de distribuição da Chesf e devido a isso não poderá funcionar de maneira efetiva. Ou seja, caberia ao Governo Federal a construção desta obra. A iniciativa privada fez a sua parte, mas o poder público...

12/7/12 15:03

Postar um comentário