Pesquisar este blog




Xiquexique: Primeiro teatro da cidade leva nome do atual prefeito

terça-feira, 4 de setembro de 2012

Na última sexta-feira dia 31/08, aconteceu à inauguração do teatro da Uneb Campus XXIV, onde contou com a presença do reitor da Universidade, Lourisvaldo Valentim, a vice-reitora, Adriana Marmori, e demais membros do grupo gestor da instituição, além de políticos, autoridades e comunidades local e acadêmica.

Nesse evento foi inaugurado o primeiro Teatro da cidade e o pavilhão de aulas Crizeide Miranda Feire, uma homenagem à primeira professora do campus.

Entretanto, o que mais chamou a atenção da população xiquexiquense foi o nome escolhido para o espaço inaugurado, que foi do prefeito municipal Reinaldo Braga Filho. O homenageado, assim nomeado pelo conselho gestor da instituição, foi um dos apoiadores financeiros e também o primeiro prefeito do estado da Bahia a apoiar uma instituição pública, segundo o reitor. 

No entanto, existe uma lei federal que proíbe a utilização de nomes de pessoas vivas em qualquer prédio público ou entidade que receba recursos federais, estaduais ou municipais, sendo essa a Lei 6.454/77 e o artigo 37 da Constituição Federal.

Não se sabe qual o método usado pela entidade para decidirem esse feito, o diretor do campus, João Rocha filho, disse apenas, que foi uma maneira encontrada pelo conselho para homenagear tal apoio do gestor municipal.

Contudo, houve uma inquietação da população e até mesmo de alguns alunos da universidade, pois acharam essa conquista mérito de muitas pessoas, e já que foi escolhido nome de pessoa viva, por que não ser de alguém ligada à educação ou mesmo abrir essa oportunidade para população opinar já que se trata de um espaço público.

19 comentários:

Sampaio disse...

LEI Nº 6.454, DE 24 DE OUTUBRO DE 1977.

Dispõe sobre a denominação de logradouros, obras serviços e monumentos públicos, e dá outras providências.

O PRESIDENTE DA REPUBLICA , faço saber que o CONGRESSO NACIONAL decreta e eu sanciono a seguinte Lei.

Art 1º É proibido, em todo o território nacional, atribuir nome de pessoa viva a bem público, de qualquer natureza, pertecente à União ou às pessoas jurídicas da Administração indireta.

Art 2º É igualmente vedada a inscrição dos nomes de autoridades ou administradores em placas indicadores de obras ou em veículo de propriedade ou a serviço da Administração Pública direta ou indireta.

Art 3º As proibições constantes desta Lei são aplicáveis às entidades que, a qualquer título, recebam subvenção ou auxílio dos cofres públicos federais.

Art 4º A infração ao disposto nesta Lei acarretará aos responsáveis a perda do cargo ou função pública que exercerem, e, no caso do artigo 3º, a suspensão da subvenção ou auxílio.

Art 5º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

Brasília, 24 de outubro de 1977;156º da Independência e 89º da República

4/9/12 07:42
Maria disse...

Achei uma falta de respeito para com a população, pois o prefeito não fez mais que sua obrigação, tem que ajudar a universidade sim, pois beneficia a população, e o bem estar da população é obrigação dele. Existem muitas outras pessoas que mereciam essa homenagem, alguma professora de Xiquexique que ja fez muito pela eduacação, e poderia ser até mesmo nosso querido Eser Rocha que teve um papel muito importante no processo dessa conquista, e principalmente por ter sido ele um dos guuerreiros que conseguiram trazer a Uneb para Xiquexique.

Fiquei indignada!!!

4/9/12 11:07
Anônimo disse...

Em Xique-Xique tudo é possível. Nem as leis são respeitadas. Cadê o MP que é o fiscal da lei?

4/9/12 11:20
Estudante disse...

Basta que não se diga o nome dele. Fica assim, meu povo:
TEATRO DA UNEB e acabou.

4/9/12 12:26
Anônimo disse...


Foi como o reitor falou, queria que os outros 23 prefeitos fossem igual o daquei. Foi bem merecido sim hj vc ver a extrutura da UNEB, com apoio do prefeito, mas isso doí em vcs.

4/9/12 18:27
Anônimo disse...

A bancada do governo na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) definiu, nesta terça-feira (4), os nomes dos 6 integrantes e 3 suplentes que farão parte do Conselho de Ética da Casa. A lista foi passada pelo líder da bancada governista, deputado Zé Neto (PT). Reinaldo Braga (PR) será o presidente da comissão, que con

4/9/12 18:41
Anônimo disse...

O nome é próprio e apropriado. Temos que chamar de TEATRO DA UNEB. Esse é o nome verdadeiro. TEATRO DA UNEB.

4/9/12 18:43
Macbeth disse...

Pense num absurdo, acontece em Xique-xique!
Teatro Ipueira

4/9/12 23:39
Anônimo disse...

Como filho de Xique-Xique fico impressionado como a Lei não é respeitada pelo próprio prefeito.

5/9/12 09:42
Anônimo disse...

Todos sabem que o prefeito Reinaldo Filho fez de tudo para que a UNEB pudesse se estabelecer definitivamente em XX. Doou um colégio em troca de uma contrapartida do Estado em manter a instituição e trazer novos cursos, firmou parcerias com a universidade e outros tantos feitos. Por isso o colegiado resolveu dar o nome do prefeito (VIVO) ao teatro e o nome da professora (VIVA) ao pavilhão de aulas.

5/9/12 20:57
NOGUEIRA disse...

Está errado. São uns FORAS-DA-LEI. É CRIME. Cadê o Ministério Público que não se movimenta? A Lei é clara, é proibido colocar nome de pessoas vivas em estabelecimentos públicos. (embora em Xique-Xique tem muita gente que já morreu e não sabe).
Quem me ajuda a denunciar?

6/9/12 06:25
Anônimo disse...

Sim... e aí?????
O benefício da obra agora vai ser ofuscado por isso??
FRANCAMENTE...

6/9/12 08:21
Anônimo disse...

Querida Poly, não se trata de ofuscar essa obra, mas sim de uma lei que foi ultrapassada por pessoas que deveriam dar o exemplo.
A obra ta feita e o mérito é de Xiquexique, mas tinha nomes melhores para carregar, isso tinha, com ctz.

6/9/12 08:50
Anônimo disse...

Pelo discurso dos representantes da UNEB foi apenas uma JUSTA homenagem ao Prefeito que não mediu esforços por uma educação de qualidade. As boas ações tem de ser reconhecidas. É uma questão de justiça.

6/9/12 08:51
Nogueira disse...

Poly valente.
Esse povo da situação me mata de vergonha
Aqui em Xique-Xique tem gente que apoia a ILEGALIDADE?
Poly, minha linda jovem, a pior cega é que não quer enxergar.
A oposição te manda um cheiro.

6/9/12 09:36
Anônimo disse...

Fiquei muito feliz,por ter um teatro na cidade!Mas como se diz o poeta a felicidade é passageira.É um absurdo,o teatro ter o nome do prefeito pois ,se trata de uma pessoa viva,e o pior de tudo é algumas pessoas acharem isso normal e de merecimento do prefeito,diante disso me envergonho cada vez mais da cidade!Viver na ilegalidade é algo que infelizmente algumas pessoas da cidade mais gosta.

6/9/12 20:29
Anônimo disse...

O dinheiro que foi para a UNEB saiu do bolso do Prefeito ou da prefeitura? Quem merece a homenagem é o povo de xiquexique e não o prefeito, que apenas agiu como deveria agir qualquer prefeIto! Ele não deveria nem aceitar esse nome, mas é vaidoso....

8/9/12 00:48
Anônimo disse...

JUVENAL DA REXX : TUDO BEM QUE ENGANAMOS O POVO DAQUELA VEZ, DIZENDO QUE ESER ROCHA IRIA VOLTAR, MAS TENTAREMOS NÃO ENGANAR MAIS NINGUEM DESSA VEZ, O TEATRO ESTÁ EM BOM NOME, PELO MENOS POR ENQUANTO NÃO É MESMO PESSOAL ?

11/9/12 14:36
Oliveira disse...

Povo hipócrita que fica falando de lei e de prefeito, que por aqui passaram, acordam e deixam de loucura que fanatismo é esse, se o prefeito Reinaldo ta trabalhando isso é bom é para cidade... Não importa o nome que o teatro recebeu o deixa de receber o importante que em nossa cidade agora tem um teatro que beneficiar toda a comunidade..

20/9/12 11:40

Postar um comentário