Pesquisar este blog




XiqueXique: São Pedro motiva festa até o dia 29

sexta-feira, 27 de junho de 2014


Evoco as festas populares que ainda estão a se realizar em Xiquexique neste mês de junho, até o próximo dia 29, e que  tiveram pinturas  de conotações e matizes verde-amarelos, em sintonia com os jogos da Copa do Mundo exibidos em todo Brasil, do Chuí ao Oiapoque até a Avenida J.J.Seabra.

As três mais interessantes:

A Festa da Cidade  que relembra e comemora, no dia 13 de junho, a data histórica  da emancipação político-administrativa de Xiquexique, à luz da Lei Orgânica do Município. Registrando-se que a festa  da cidade realizada neste ano de 2014 foi uma das mais aclamadas e enaltecidas dos últimos dez anos, segundo depoimentos de quem participou ativamente do evento.

O São João da Ponta da Ilha ao som da sanfona, da zabumba e do   triângulo, num autêntico forró pé de serra ou da beira do rio que está se consolidando no calendário junino para o gáudio de turistas e xiquexiquenses e a cada ano cativa mais visitantes entusiasmados.

O São Pedro, protetor dos pescadores e das viúvas, é homenageado efusivamente em Xiquexique  nas imediações da igrejinha que tem o nome do Guardião das Portas do Céu,  na apoteótica festa, do povo e para o povo, com as quadrilhas juninas e comidas típicas,  encerrando o ciclo festivo de junho em nossa cidade, quando se deixa os corações, melancólicos, apaixonados pelas morenas e cablocas trigueiras, da beira do rio e das margens da ipueira. 

1 comentários:

OLIVEIRA disse...

A igrejinha de São Pedro foi construida por Dona Nilza Azevedo que é mãe do Nilson Machado que escreve neste blog.
Xique-Xique tem render homenagem a senhora Nilza Azevedo. Ela foi uma mulher de fibra e batalhadora.

27/6/14 18:45

Postar um comentário