Pesquisar este blog




E-mail ao leitor do A VOZ

quinta-feira, 31 de julho de 2014

Xiquexique  assiste, impotente e com perplexidade,  cenas desoladoras a partir  do canal do guaxinim  (foto)  cujas águas estão a secar, comprometendo o abastecimento de água da cidade e a impedir também a  navegação até o nosso porto fluvial na Ipueira.
É a escassez de água que aterroriza a população, culturas e criações de animais, seja ela decorrente de ciclos de estiagem ou mesmo derivada de outros fatores relacionados com a gestão de recursos hídricos. 
Recursos quase inexistentes ou mal aplicados.
Há os problemas  hidroambientais,  a exemplo do desmatamento a partir da margem do rio, há problemas  com a poluição, assoreamento, degradação das nascentes, com técnicas predatórias que impactam o ambiente fluvial. Problemas  com as  erosões que causam a degradação do meio circundante. Há, enfim, os problemas de consciência, educação e da sensibilidade de todos.
As  autoridades ainda não atentaram para os danos que estão a afetar  todas as regiões banhadas  pelo rio  São Francisco. Ficam, apenas, no velho discurso, nas palavras, mais palavras e nada mais. 

É forçoso afirmar que estão fazendo vistas grossas.  Enquanto isso  a  inanição do rio com  os seus problemas colaterais  vão se avolumando, não  devendo ninguém olvidar de  uma catástrofe de dimensões apocalípticas, na hipótese  do São Francisco desaparecer do mapa hidrográfico do País.

7 comentários:

Anônimo disse...

O presidente da Codevasf foi hoje pra rádio cactos e prometeu mundos e fundos pra Xique-Xique e para o baixio da boa vista e tome-lhe blá, blá, blá, blá.

26/7/14 19:29
Anônimo disse...

Nilson, cadê o seu PT? Procurem Dilmona pra dar um jeito.

26/7/14 22:42
Anônimo disse...

E podem esperar que vem mais promessas.....todo ano de eleição é assim,votem em promessas e verão o resultado depois.

27/7/14 09:07
Anônimo disse...

Bom dia!
Ouvindo agora pouco a Rádio Tribuna do Vale, quando o locutor cobra do sr. prefeito mais barcos porque o Nº de associados na Colônia de Pescadores de Xique-xique é pouco mais de 7.000.
Admirável é ter uma boa audição para ouvir cobranças das quais já pratiquei, onde na gestão anterior desta mesma COLÔNIA, o Nº de PESCADORES era de 10.060 associados.
Locutor, para onde foram essa SUBTRAÇÃO?
Sei tambem que no Portal de Transparência Federal, tem nome e cadastro de Ex Secretário do executivo municipal gestão 2009-2012 recebendo BOLSA FAMÍLIA.

27/7/14 09:31
Anônimo disse...

Pode até não sair nada das promessas anunciadas pelo presidente da Codevasf, mas o tato do mesmo vir a Xique Xique já é alguma coisa.
E Gal é o grande responsável por isso, pois foi na imprensa e disparou o problema grave que estamos passando e com uma provável falta de água paca o consumo.
Pelo menos coragem este cara tem e boca a boca no trombone mesmo.

27/7/14 15:25
Anônimo disse...

Porque é que este Blog que é da esquerda e é petista não fala nada sobre Jaques Wagner e o candidato do PT a governador Rui Costa? Perguntar não ofende.

27/7/14 23:49
Anônimo disse...

Teríamos que ter brigado pela agua da embasa que vai pra irece, abastecer xique xique.

31/7/14 19:47

Postar um comentário