Pesquisar este blog




Prefeituras terão até agosto para acabar com lixões

domingo, 6 de julho de 2014



O prazo para os prefeitos de todo o Brasil acabarem com os lixões e tomarem outras providências relacionadas à gestão do lixo produzido nos municípios que governam está vencendo no próximo mês de agosto.

Por força  da Lei Nacional de Resíduos Sólidos (nº 12.305/2010) do Ministério do Meio Ambiente, os gestores municipais devem elaborar, até o próximo dia 2 de agosto do ano em curso, um plano de gestão integrada dos resíduos sólidos, focado no fim dos lixões e construção de aterros sanitários, além de implantar a coleta seletiva e promover a educação ambiental. 

A lei prevê ainda aos municípios regular o setor produtivo quanto ao manejo e disposição final dos resíduos e promover a inclusão social dos catadores de materiais reutilizáveis e recicláveis. Duras sanções  poderão ser aplicadas aos gestores negligentes.

A Lei nº 12.305/2010, o Decreto nº 7.404/2010 e a Lei nº 9.605/98 preveem sanções como multa e prisão para os gestores municipais que descumprirem a legislação atual. Mas a aplicação de tais penalidades depende da constatação de que a omissão do gestor é injustificada”, adianta. As multas variam de R$ 5 mil a R$ 50 milhões e a pena de prisão prevista para o crime é de um a cinco anos de reclusão.

0 comentários:

Postar um comentário