Apenas cinco cidades baianas decretaram feriado no dia da Consciência Negra

sexta-feira, 20 de novembro de 2015


 
Comemorado em todo o Brasil, o  20 de Novembro não é feriado nacional. Na Bahia, decretado por Lei Municipal, só nas cidades de Alagoinhas, Camaçari, Cruz das Almas, Lauro de Freitas e Serrinha é feriado. Celebrada há  anos, a data passou a ser, oficialmente,  Dia da Consciência Negra em 2011 e   foi incluída no calendário escolar do país em 2003, por meio da Lei 10.639/03.

"O debate das questões raciais deve ocorrer todos os dias. Mas, como há quem não atente para isso, é importante existir data específica para tratar do tema", justifica Tom Alcântara, da Associação Religiosa de Cooperação entre Terreiros (Ardecente).

O dia foi escolhido, por ativistas  antirracismo,  para celebrar a Consciência Negra, há cerca de 40 anos, por  ser  a data da morte de Zumbi dos Palmares,  último líder do Quilombo dos Palmares (AL).

"Zumbi foi assassinado em 1695. Foi considerado um inimigo público, já que o quilombo abrigava negros fugidos de várias partes do país e até brancos pobres, tudo o que a sociedade escravocrata condenava à época", explica o historiador Reginaldo Dias.

Heróis negros

Além do  gestual, dança, música e comida,  grandes heróis negros  marcaram a  história  do país. Em Salvador,  há  monumentos que fazem referência a eles. Na praça da Sé,  há uma estátua de Zumbi dos Palmares, que lutou pela liberdade dos escravos.

Na praça da Piedade, há bustos de Lucas Dantas, Manuel Faustino, Luís Gonzaga das Virgens e João de Deus -  líderes da Revolta dos Alfaiates (ou dos Búzios) -, que defendiam a libertação dos escravos e a independência do estado.

"É importante que as pessoas conheçam outra história: a de que os negros lutaram por sua liberdade e contribuíram, de forma intelectual, para a construção do Brasil", resume Reginaldo.

1 comentários:

Unknown disse...

Esta é uma matéria que mente não condiz com a verdade pois conheço a cidade Itaguaçu da Bahia na região de Irecê que também é feriado municipal no dia da consciência negra. percebo que e a maiorias do blogs estão republicando todo tipo de matéria sem antes verificar se isso condiz com a verdade ou não!

21/11/15 07:31

Postar um comentário