Pesquisar este blog




Desembargadora Maria do Socorro Santiago é eleita presidente do Tribunal de Justiça da Bahia

sexta-feira, 20 de novembro de 2015


 
Baiana de Coaraci, Sul da Bahia, a desembargadora Maria do Socorro Santiago foi eleita na manhã desta sexta-feira, 20, para a presidência do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA). Ela derrotou o corregedor José Olegário Caldas no segundo turno, com 33 votos a 20. 

 

No primeiro turno, ocorrido também nesta manhã, Maria do Socorro obteve 27 votos, contra 17 de José Olegário. As desembargadoras Ivete Caldas e Rosita Falcão, que também concorriam, obtiveram 5 votos cada.

Maria do Socorro não foi eleita em primeiro turno por apenas um voto, já que deveria obter a metade dos 54 votos mais um.

 

  QUEM É A NOVA PRESIDENTE DO TJ

 

Eleita em 2012 pelo Tribunal de Justiça (TJ-BA) para substituir o Juiz Carlos Alberto Dultra Cintra na vaga destinada aos desembargadores do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), foi empossada como a nova Vice-Presidente do Regional baiano, a desembargadora Maria do Socorro Barreto Santiago. A solenidade ocorreu na Sala de Sessões do TRE-BA.

 

A magistrada, que já havia atuado como Juíza Substituta no TRE-BA pela vaga de Desembargador no biênio 2011 a 2012, passa a ocupar agora uma das duas vagas destinadas aos desembargadores na Corte Eleitoral. O seu mandato vai até 11 de dezembro de 2014. 

 

Em pronunciamento de posse, a nova integrante do TRE baiano lembrou que a tarefa de julgar é “solitária e tortuosa”, agradeceu a sua escolha pelos pares no TJ-BA e reverenciou os pais, Antônio Ribeiro Santiago e Maria Barreto Santiago (a Dona Santinha). “Os maiores compêndios e as mais respeitadas lições doutrinárias de nada me serviriam se não trouxesse marcado na alma o ensinamento primeiro, lá em Coaraci”, recordou.

 

Natural de Coaraci, no sul da Bahia, a Desembargadora Maria do Socorro formou-se em Direito pela Universidade Católica do Salvador (UCSAL), faculdade na qual ingressou no mesmo período em que iniciou o curso de teatro da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atualmente é Diretora da Escola de Magistrados da Bahia (EMAB), em sua segunda gestão. Foi também Juíza na Comarca de Conceição do Almeida, de onde seguiu para as Comarcas de Castro Alves e Cruz das Almas.

 

0 comentários:

Postar um comentário