Morre o ex-governador Lomanto Junior aos 90 anos

terça-feira, 24 de novembro de 2015


Morreu em Salvador na noite de segunda-feira (23), aos 90 anos, Antônio Lomanto Júnior, ex-governador da Bahia. Ele estava internado no Hospital Português, acometido de insuficiência renal.

O velório será hoje, terça-feira (24), no Palácio da Aclamação em Salvador e na quarta (25), na Catedral de Santo Antônio em Jequié, cidade onde o político nasceu.

O sepultamento será ás 17h, no Cemitério São João Batista, também em Jequié. Lomanto Júnior nasceu em 29 de novembro de 1924 e faria aniversário no próximo domingo. Ele foi governador da Bahia em 1963, aos 37 anos.

Lomanto Júnior começou a carreira política em 1946, como vereador do município de Jequié. Em seguida, tornou-se prefeito da mesma cidade. Exerceu, além de governador da Bahia,  os mandatos de deputado estadual, deputado federal e senador da República.

Como Governador da Bahia, eleito em 1962  e empossado em 7 de  abril de 1963, destacou-se  na construção da rodovia Feira de Santana – Juazeiro, do Teatro Castro Alves e da ampliação da usina hidrelétrica de Paulo Afonso.

Considerado um dos maiores homens públicos da Bahia,  Lomanto Júnior é pai do ex-deputado federal Leur Lomanto e avô do deputado estadual Leur Lomanto Júnior (PMDB).

1 comentários:

Waldir Pires disse...

Lomanto esperança do povo

É gente nova, é sangue novo.

Lomanto é renovação

Veio do alto sertão

Municipalista, filho de agricultor,

Ele é amigo do pobre,

Irmão do trabalhador.

24/11/15 06:51

Postar um comentário