Pesquisar este blog




Beiju é beiju e tapioca é tapioca

domingo, 20 de maio de 2018

BEIJU é uma iguaria diferente da TAPIOCA!


Dói-me no fundo d’alma quando ouço meus conterrâneos apelidarem, sem respaldo histórico, o nosso beiju ao chama-lo de  tapioca, omitindo  o seu verdadeiro nome de batismo indígena, qual seja: Beiju. 

Ora pois meus senhores e  minhas senhoras: O beiju e a tapioca são iguarias distintas, embora ambas são feitas  da mandioca, tubérculo também conhecido como aipim e macaxeira.

Pesquisem se possível no Google e vão aprender que o beiju é feito e preparado a partir da massa da mandioca, ralada e peneirada.

Vão ter conhecimento googliano de que a tapioca é feita a partir do amido ou goma, conseguido da prensa da massa e da decantação do líquido resultante, a manipuera. A goma, após lavada, secada e peneirada, é levada a uma frigideira ou chapa quente para ser assada surgindo o beiju oriundo e transformado, por via de consequência, da tapioca.

Portanto, como se vê, beijú é BEIJU, tapioca é tapioca,  licuri é côco (de Ouricuri)  e acarajé  não é bolinho, é acarajé mesmo. Pensem bem:  No caso de  continuarem  a chamar  o beiju simplesmente de tapioca, vocês poderão ser condenados ad aeternum rei memoriam, em segunda instância, a comer Xis Burger vitaliciamente.


Nilson Machado de Azevedo

0 comentários:

Postar um comentário