Pesquisar este blog




Beiju é beiju e tapioca é tapioca

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

BEIJU é uma iguaria diferente da TAPIOCA!


Dói-me no imo d’alma quando ouço, em São Paulo, baianos meus conterrâneos da região do São Francisco, chamar Tapioca ao invés de BEIJU. Ora pois, senhores indistintos alunos dos “manos”: O beiju e a tapioca são iguarias distintas no ingrediente e no preparo, embora ambas sejam feitas a partir da mandioca.

Se quiserem pesquisem no Google, ó “meus”, e vão aprender que o beiju é preparado a partir da massa da mandioca , ralada e peneira...da, rica em celulose, material com que se faz a farinha de mandioca . Levado ao forno de casa de farinha (ou a uma frigideira, em escala menor), distribuído em uma fina camada, é retirado após adquirir consistência sólida.

Já a tapioca é feita a partir do amido da mandioca, ou goma de mandioca, conseguido a partir da prensa da massa e decantação do líquido resultante, a manipuera. A goma, após lavada, secada e peneirada, é levada a uma frigideira ou chapa quente, para ser assada.

Portanto Beijú é BEIJU, tapioca é tapioca, Licuri é côco e Acarajé de Salvador não é bolinho, é Acarajé mesmo. No caso de persistirem, mesmo no Sudeste, em chamarem de Tapioca o Beiju que é iguaria de origem indígena, vocês poderão ser condenados, em 2ª instância, a comer Xis Burger pela eternidade. Sacaram?


Nilson Machado de Azevedo

0 comentários:

Postar um comentário