Dia Mundial da Saúde: “Diabetes é a doença do século XXI”

quinta-feira, 7 de abril de 2016


O tema do Dia Mundial da Saúde 2016 é a diabetes. “Vencer a diabetes” é o tema promovido pela Organização Mundial da Saúde que pretende apelar à prevenção e à consciencialização do problema.


A doença que foi a causa direta de cerca de 1,5 milhões de mortes em 2012 está em destaque no Dia Mundial da Saúde deste ano. “Vencer a diabetes” é o tema promovido pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Os objetivos são aumentar a consciencialização, preparar medidas de prevenção e de diagnóstico e lançar o primeiro relatório global sobre a diabetes.

O documento, um dos maiores trabalhos sobre diabetes até ao momento, apresenta “os custos e as consequências da doença” e a necessidade de “defender sistemas de saúde mais robustos, para garantir melhor vigilância, prevenção e uma gestão mais eficaz da diabetes.

 A doença pode vir a ser a sétima causa de morte até 2030. Atualmente, a diabetes afeta 387 milhões de pessoas em todo o mundo e a obesidade é apontada pela OMS como o principal fator de risco. A escolha da doença para tema do Dia Mundial da Saúde deste ano  é uma boa decisão da OMS, na medida em que a diabetes é uma doença que tem graves consequências a médio e longo prazo.

A diabetes  é a doença do século XXI. Prevê-se que daqui a 20 ou 30 anos o número de pessoas com diabetes ultrapasse quase os 700 milhões.



População mais informada

Mas nem tudo são más notícias. A população já esteve pior informada. Há campanhas e projetos para esclarecimentos sobre a doença.

A diabetes está em destaque no Dia Mundial da Saúde, por atingir cada vez mais pessoas em todo o mundo e em idades mais jovens. É caracterizada pelo aumento dos níveis de açúcar (glicose) no sangue, a chamada  hiperglicemia. Se você  ao realizar um exame de laboratório e for detectado um nível alto de glicemia no seu sangue, consulte um médico de preferência um endocrinologista.

0 comentários:

Postar um comentário