Pesquisar este blog




EM XIQUE-XIQUE A FESTA É DE SÃO PEDRO

quarta-feira, 29 de junho de 2016





Tivemos a Festa da Cidade  que relembra e comemora, no dia 13 de junho, a data histórica  da emancipação político-administrativa de Xiquexique, à luz da Lei Orgânica do Município. Registrando-se que a festa  da cidade realizada neste ano de 2016 foi uma das mais aclamadas e enaltecidas dos últimos dez anos, segundo depoimentos de quem participou ativamente do evento.

Embora  29 de junho é o dia de São Pedro, em 1º e 2 de julho, no entanto, será a festa mundana  do santo  protetor dos pescadores e das viúvas, que é homenageado efusivamente em Xiquexique  nas imediações da igrejinha que tem o mesmo nome do Guardião das Portas do Céu.  

Na apoteótica festa, estendida pela Praça Luiz Viana no bairro dos Paramelos, que neste dia será  do povo e para o povo, haverá quadrilhas juninas e comidas típicas, como  canjica, bolos, pamonhas, amendoim, milho e licores diversos,  encerrando o ciclo festivo de junho em nossa cidade,  deixando  os corações de turistas e nativos, melancolicamente apaixonados pelas morenas e caboclas trigueiras, da beira do rio e das margens da ipueira.


Como chegar a Xique-Xique, sem errar a estrada:


Partindo de Salvador pela BR-324 até Feira de Santana, segue-se pela BR 116  até o entroncamento da BR-052 (estrada do Feijão), passando por  Ipirá, Baixa Grande, Mundo Novo, Morro do Chapéu, Irecê e Central quando se  chega, depois de 77 quilômetros, a Xique-Xique. A cidade está localizada a 583 km de Salvador; quem preferir viajar de ônibus, a  opção é a empresa Águia Branca.

0 comentários:

Postar um comentário