Pesquisar este blog




SÃO JOSÉ

segunda-feira, 19 de março de 2018




Nesta quinta-feira, 19 de março, é celebrado o Dia de São José que é um santo popular da Igreja Católica, marido de Maria, mãe de Jesus Cristo e considerado o protetor da família, da Igreja e o padroeiro dos trabalhadores e do Estado do Ceará.

A data carrega um significado especial para o sertanejo nordestino. Segundo a tradição, caso chova no dia 19 de março, é sinal de que o ano será de muita chuva, garantindo a safra e a mesa farta. 

Para especialistas, a seca no Nordeste é uma “injustiça hídrica” que só será revertida quando o governo priorizar a destinação da água à população – e não aos setores produtivos. 

Apesar das dificuldades devido à escassez de água e do acesso desigual ao recurso, a segurança hídrica é apenas um dos pontos importantes para que o sertanejo crie raízes e permaneça no semiárido.

O dia de São José é comemorado por todo o Brasil no dia 19 de março, mas para o nordestino o dia do padroeiro cearense é muito mais aguardado, isto porque acredita-se que se houver chuva nesta data, o inverno no Nordeste será de chuvas favoráveis para a agricultura, principal fonte de economia da região.

Será que em 2018 o santo vai atender nossa prece nordestina?

0 comentários:

Postar um comentário