Pesquisar este blog




Emancipação, Copa do Mundo, São João e São Pedro

segunda-feira, 18 de junho de 2018






Aqui em Xique-Xique festejamos, com muitas festas e shows os 90 anos da emancipação política de Xiquexique com a "Festa da Cidade" e ainda estamos a viver na expectativa dos jogos da Seleção Brasileira da era Tite quando se enfrentará na fase de classificação a  forte Seleção Suíça, no rumo e na esperança de conquistar mais um título mundial, pois a esperança do brasileiro é a antepenúltima que morre,  como diria a  minha saudosa e criativa   avó.



É tempo também de festas típicas,  a se  comemorar o São João, quando as ruas de muitas cidades baianas estarão enfeitadas de bandeirolas multicoloridas e uma multidão ensaia passos de arrasta-pé ao som da sanfona do triângulo e da zabumba,   nas honestas quadrilhas juninas, entre  as barracas de licores e comidas típicas encontradas nas pequenas cidades onde se homenageia o São João ao redor da fogueira a queimar apaixonados  corações.



Em Xiquexique não é diferente. Há aqui, no entanto, preferência pela Festa de São Pedro, no dia 29 de Junho, comemorada no bairro dos Paramelos,  nas imediações da igrejinha, embora tenhamos, também, festa junina  no bairro da Ponta da Ilha que a cada ano se consolida no nosso calendário pela contagiante alegria dos nativos, aos quais me incluo, bem assim  dos sempre bem vindos visitantes. Ainda há tempo, até o dia 29,  de chegar até  Xique-Xique para balançar o esqueleto,  dançando forró.

0 comentários:

Postar um comentário