Pesquisar este blog




20 de Novembro: Dia da Consciência Negra

terça-feira, 20 de novembro de 2018


 

 Dia da Consciência Negra para reforçar e relembrar que o Brasil separou (e ainda separa) as pessoas em pretas e brancas. E sim, os pretos, foram inferiorizados e até mesmo não considerados humanos por séculos.
Consciência Negra é saber que nos dias de hoje ainda não existe igualdade total entre negros e brancos, é saber que isso acontece pela maneira que foram tratados os negros ao fim da escravidão. É muita ingenuidade ou hipocrisia pedir por consciência humana justamente no dia da Consciência Negra. Isso é nada mais do que um reforço para aquele discurso infundado que diz que não existe racismo no Brasil.
O dia da Consciência Negra é para não esquecermos que precisamos sim de medidas que erradique de vez o racismo, é para não esquecermos a história sangrenta que construiu este país. Para não esquecermos que as senzalas, a África e toda a cultura do povo negro fazem parte da nossa formação como povo brasileiro.

Consciência Negra é entender que precisamos dar um basta no que hoje se vê nas telenovelas, nas propagandas, nos empregos mais lucrativos, nas gerências de grandes empresas, nas universidades, nos altos escalões de decisões, nas formações de opiniões e nos locais onde se concentra toda a renda nacional.
E o que vemos nesses lugares é um Brasil que não corresponde a maioria da sua população, onde 60% tem traços da escravidão.

0 comentários:

Postar um comentário